Cotidiano Destaque

Mucugê se preparar para receber a Fligê 2017

Na manhã deste sábado, 17 de junho, o Coletivo Lavra, realizador da 2ª edição da Feira Literária de Mucugê esteve reunido com representantes da rede hoteleira e de pousadas de Mucugê, na Chapada Diamantina, bem como, donos de restaurantes e autoridades políticas, como a secretária de Educação, Márcia Dutra, e o secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Euvaldo Ribeiro, para o lançamento da Fligê 2017.

A reunião aconteceu no plenário Antonio Milton Ramos Oliveira, na Câmara de Vereadores da cidade, e foi uma extensão do lançamento ocorrido em Vitória da Conquista, onde os idealizadores destacaram a importância em realizar um evento como instrumento de difusão e valorização da obra literária, principalmente de autores locais.

Curadora da Fligê, Ester Figueiredo Souza, enalteceu as belezas naturais, o potencial turístico e a riqueza cultural da cidade de Mucugê, que desde o ano passado abraçou o projeto da Feira com tanto empenho e carinho, resultando no sucesso tão mencionado por nativos e turistas que visitaram a região, além dos autores, expositores e artistas que participaram.

“Não tenho dúvidas que esta edição da Fligê será excelente, assim como o ano passado. Não só nós empresários estamos confiantes, mas também os gestores e alunos das escolas da região que já estão se organizando para participar, além de excursões de outros estados, que vem conhecer Mucugê no período da feira”, afirma a proprietária do Hotel Alpina, Ângela Pina.

O deputado federal Waldenor Pereira também participou do lançamento e lembrou que não é fácil fazer eventos do porte da Fligê sem apoio e parcerias do setor público ou privado. O parlamentar destinou R$120 mil de emenda parlamentar e é um dos principais apoiadores financeiro da Feira Literária de Mucugê.

Integrando o circuito de feiras e festas literárias realizadas na Bahia e no Brasil, a Fligê acontecerá de 10 e 13 de agosto e vai contar com conferências, lançamentos, leituras guiadas, contação de estórias, oficinas, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas, facilitadas por autores convidados dos mais variados horizontes literários e autores da nova geração que se dedicam à criação literária em diferentes linguagens e, ainda, a Fligezinha e a Fligecine.

O evento vai ocupar diversos espaços da cidade, com acesso gratuito para toda comunidade interessada e nesta edição homenageará o autor de “Os Sertões”, Euclides da Cunha (1866-1909), rememorando assim, os 120 anos da Guerra de Canudos, com o tema “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”.

A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso, com apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult), Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados