Documentos fragilizam retórica do Prefeito e justificativas da secretária de saúde
A Vereadora Viviane Sampaio e o deputado federal Jorge Solla realizaram uma coletiva na manhã dessa quinta-feira, 16, no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, para apresentarem documentos que demonstram a verdadeira situação que o prefeito Herzem Gusmão Pereira encontrou a saúde do município. De acordo com Solla e Viviane, eles apresentaram verdades fundadas em fatos, ditas com responsabilidade.
- Vereadores encontram lixo contaminante, transportado irregularmente, armazenado em local inadequado em unidade de saúde
- Vídeo: Lixo hospitalar acumulado e falta de ambulâncias
Viviane destacou falas do prefeito e da secretária e forneceu documentos aos jornalistas que fragilizam os argumentos utilizados pelos representantes do executivo municipal.
Foram apresentadas cópias do Diário Oficial e atas de registros de preços as quais comprovariam que a atual administração recebeu a saúde com mais de R$ 1,3 milhão em medicamentos. Inclusive, no mês de outubro, parte desses medicamentos não foram distribuídos aos usuários da rede, perderam a validade e não foram recolhidos. Também foi apresentado relatório de estoque de medicamento.
Sobre a coleta de lixo que não ocorre há mais de três meses, a edil rebateu e afirmou ser mentirosa a informação de que foi herança da administração anterior. Foi entregue aos meios de comunicação cópia da publicação do Diário Oficial que a atual gestão encerra ata de registro de preço para coleta do lixo hospitalar, o que habilitaria a Prefeitura continuar com o recolhimento do lixo normalmente, sem os atuais percalços.
Ao falar sobre os problemas nos consultórios odontológicos, que não estão funcionando, Viviane entregou relatório da situação que foram deixados os consultórios, inclusive reconhecendo que alguns não estavam em funcionamento desde 2016, e esclareceu que a prefeitura realizou desnecessariamente uma licitação para reparo dos equipamentos, pois já havia uma licitação vigente que foi desprezada.
Por coincidência, a mesma empresa venceu a licitação realizada pela atual gestão. Para vereadora, o prefeito somente atrasou o atendimento a comunidade e não assumiu que enfrenta dificuldades na gestão administrativa.
O mais grave ponto apresentado pela vereadora chocou alguns jornalistas que acompanhavam a coletiva. As fotografias de viaturas do Samu 192 apresentadas pelo prefeito, em coletiva recente, para rebater as denúncias do deputado Solla, eram na verdade de viaturas desativadas, desmontadas e já disponibilizadas para leilão. Imagens realizadas em 2014 e publicadas no site Resenha Geral, de propriedade do Prefeito Herzem Gusmão. Entretanto, o prefeito e a secretária de saúde apresentaram as fotos como se fossem do início de 2017, período que assumiu o paço municipal. Para vereadora, uma mentira e manipulação grosseira de informações com a intenção de maquiar a incompetência administrativa da gestão de Herzem Gusmão Pereira. Ainda segundo Viviane, Pereira recebeu a prefeitura com cinco ambulâncias em pleno funcionamento e de lá para cá os veículos foram quebrando e ficando encostados numa oficina.
O deputado Solla endossou a fala de Viviane e esclareceu pontos do contrato do hospital Samur com a Prefeitura para implantação da Unacom. De acordo com Solla, ainda existem entraves burocráticos que precisam ser resolvidos. Caso a prefeitura não seja hábil para resolver as questões administrativas do contrato, o serviço da Unacon pode ser interrompido.