No final da manhã dessa quinta-feira, 16, o deputado federal Jorge Solla e os vereadores Viviane Sampaio e Valdemir Dias protocolaram no Ministério Público Federal denúncias contra o prefeito Herzem Gusmão Pereira sobre o que eles denominam “caos na saúde” de Vitória da Conquista. A entrega da denúncia ocorreu após Solla e Viviane concederem entrevista coletiva à imprensa em que apresentaram documentos que “desmentiram” a retórica do prefeito, que se isenta das dificuldades enfrentadas e responsabiliza a gestão anterior pelos problemas.
Os parlamentares tiveram uma breve conversa com os procuradores André Sampaio Viana e Roberto D’oliveira Vieira, além do procurador-chefe do MPF/BA, Fábio Conrado Loula que estava em visita à unidade.
O procurador-chefe elogiou o trabalho dos colegas em Vitória da Conquista e afirmou que o casso estará em boas mãos.
Solla explanou brevemente sobre o conteúdo das denúncias e aguarda apreciação.
O documento apresenta supostas irregularidades na saúde do município e solicita investigação da prática de crime de improbidade administrativa pela situação da saúde do município. Como provas, o parlamentar anexou fotografias que demonstram a perda de medicamentos por vencimento da validade, a suspensão do funcionamento de três das cinco ambulâncias do SAMU por falta de manutenção e o descarte ilegal de lixo hospitalar – colocando em risco a vida da população. O deputado destacou ainda o prejuízo de manter uma equipe completa de saúde bucal sem atender a população pela falta de um equipamento compressor na localidade de “Bate Pé”