QUALQUER SEMELHANCA COM A REALIDADE E MERA COINCIDENCIA!
LEIAM E REFLITAM , PENSE SE VC ESTA NUMA ROUBADA DESSA!
A psicologia de uma seita é muito simples, mas se desvencilhar dela é muito complexo. Uma seita cria em você uma sensação de exclusividade, para isto, depende da depreciação de outros grupos. Precisa criar um discurso triunfalista, de que eles são a vanguarda, os pioneiros e que possuem uma “visão” superior, privilegiada e revolucionária. Ao mesmo tempo, sempre possuem um discurso que depende da alegação de que “vêem coisas que ninguém mais vê”, principalmente se possuírem um líder carismático, um modelo de super-santo.
Geralmente, uma pessoa que vive neste tipo de ambiente não consegue se ver em nenhum outro tipo de comunidade, produz-se uma sensação de que não há vida para além dos muros de seu movimento. Pessoas que se frustram ou se decepcionam nestes lugares nunca mais se ligam a qualquer tipo de experiência comunitária. Sem contar, que serão tidos por rebeldes, traidores e desviados por aquelas pessoas com quem se relacionou por anos. Grupos sectários precisam muito do “medo” como recurso para o funcionamento de seus interesses.
Outro detalhe importante: é muito comum que as pessoas que chegam a ir para um grupo sectário, o tenham feito por causa de uma história de decepção com comunidades religiosas. No Brasil, a maioria das pessoas que migram para grupos deste perfil. Geralmente, são pessoas com formação cristã muito rasa ou confusa. Boa doutrinação resguarda muita gente destes erros. Boa doutrinação significa dar respostas eficientes e bíblicas para as dúvidas e fazê-las a partir de uma boa tradição de mestres e teólogos que saibam lidar com elas.
O medo de criar novos vínculos é fatal e acaba em um ostracismo individualista, um tipo de cinismo religioso, se não se arriscarem a uma espiritualidade pautada na graça e na leveza do Evangelho. Se este é o tipo de experiência que você tem passado, um conselho: quanto mais se demora em um grupo sectário, mas difícil e dolorido é o processo de ruptura. Então, tome a decisão que precisa ser tomada e confie que o Espírito Santo te guiará a toda verdade, esta é uma promessa de Jesus. Sim, João o apóstolo estava certo quando disse que o “amor lança fora o medo” (I Jo 4:18).
*Texto da pagina :https://www.facebook.com/EvangelhoSimplesPuroOficial/posts/1526129324135749