A população de Ipirá, cidade localizada a 202 quilômetros de Salvador, acordou na madrugada desta sexta-feira (04) com fortes explosões e rajadas de tiros. Cerca de 25 bandidos fortemente armados, colocaram fogo em um veículo em frente a sede da 98ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e em seguida, explodiram as agências dos bancos Bradesco e do Brasil.
Moradores relatam que depois de explodir o Bradesco, os criminosos fizeram passageiros de um ônibus que leva pacientes para tratamento de saúde em Salvador como reféns. Eles retiraram as mulheres do veículo e levaram os homens no veículo para a frente do Banco do Brasil.
Os bancos ficam distante cerca de 2 km da entrada principal. Moradores contaram ainda que, antes das explosões, o grupo de criminosos se dividiu. Uns continuaram na entrada principal, dando reforço, enquanto um outro seguiu em direção à delegacia da cidade – onde queimaram um veículo. O grupo responsável pelas explosões, a caminho das agências bancárias, fizeram moradores reféns.
A Polícia Militar, em nota, informou que após o assalto precisou intensificar o policiamento na região. “Os assaltantes atearam fogo nos veículos e efetuaram disparos de arma de fogo nas mediações da sede da 98ª CIPM e da delegacia local, mas não há registro de feridos. Nas proximidades das agências bancárias, os indivíduos bloquearam a via com um ônibus da secretaria de saúde do município, liberando as mulheres. Os homens foram levados como reféns, mas posteriormente liberados nas proximidades do Povoado de Pau Ferro, em Ipirá”, afirmou a PM, em nota.
O delegado titular de Ipirá Caryl Oliveira declarou, por telefone, que o clima está tenso na cidade, e destacou que “não teve ninguém ferido, graças a Deus”. “Estamos em investigação e não podemos falar mais nada neste momento”, acrescentou.
Participam da ação em reforço guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/ Semiárido e Chapada, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp Chapada, do Grupamento Aéreo (Graer) e da 98ª CIPM. Todas as unidades estão realizando rondas, buscas e abordagens a procura de suspeitos na região.
*Correio 24h