Blog Conquista Gospel

RUSSIA : FUTEBOL E EVANGELISMO NO PAIS DA COPA DO MUNDO

Você já ouviu falar ou  conhece o Projeto Russia? Em contato com nossa equipe de reportagem , o coordenador Leialdo Pulz, fala sobre o surgimento e experiencias em terras distantes.

 

Lembro muito bem da primeira vez que peguei um livro para estudar russo. Eu tinha 12 anos e a única convicção era de que Deus iniciava ali um processo que duraria toda minha vida.

Cerca de 20 anos depois, eu e minha família (esposa e 2 filhas pequenas), desembarcávamos na Rússia levando muitas expectativas e sonhos. Logo a identificação de nossa brasilidade com o futebol foi firmada, e por caminhos totalmente inesperados, Deus começou a nos levar para um ministério esportivo na Rússia. E foi assim que em 2010 realizamos nosso primeiro trabalho com futebol na Rússia. Trouxemos uma equipe de ex-jogadores que veio do Brasil para um projeto de curto prazo em nossa cidade e região. Foram várias clínicas, jogos, testemunhos em igrejas, programas de TV e viagens, e o resultado não poderia ser diferente, um sucesso enorme! Deus estava sendo engrandecido na Rússia. Seguiu-se convites de vários lugares para repetirmos o projeto no ano seguinte. E de fato, em 2011, realizamos outra vez o projeto. A Rússia era um campo imenso, pronto para ser explorado por esta ferramenta eficaz de evangelização que é o futebol.

Naquele mesmo ano tivemos, como família, que voltar para o Brasil para assumirmos mais responsabilidades em nosso ministério, mas o desejo de servir ao Senhor na Rússia não havia acabado, nem os planos de Deus se esgotado.

Algum tempo depois, numa conferência em Minas Gerais, encontramos um pastor russo, que nos convidou para desenvolvermos um projeto de futebol  novamente na Rússia. E isto levou-nos para um novo patamar no ministério esportivo. Planejamos a volta do Projeto Rússia durante aquele ano, e um ano depois realizamos um treinamento para vários russos que desejavam implementar um ministério de futebol em suas cidades. Vieram pessoas de muitas localidades. Um deles, chegou a viajar 5 dias de trem de sua cidade na Sibéria até São Petersburgo, onde estava acontecendo o treinamento! Quanto mais nos envolvíamos com as pessoas, mais certos estávamos de que Deus estava guiando-nos num ministério mais amplo. Além deste treinamento, continuamos com clínicas de futebol para crianças e adolescentes, além de várias outras atividades. O Senhor foi abrindo várias portas para compartilharmos a Palavra.

 

Em 2016, havíamos chegado à 4 regiões distintas da Rússia, incluindo a Sibéria. Não pudemos atender a tantos outros pedidos por falta de recursos humanos e financeiros. Naquele ano, trabalhamos com mais de 600 crianças durante 2 semanas, visitamos várias igrejas e testemunhamos do amor de Deus em muitas ocasiões para os russos. Enquanto estávamos lá, entrou em vigor uma lei anti-missionária no país, e isto limitou nossas ações. Fomos inclusive despejados do lugar onde estávamos hospedados, uma escola-internato, por medo do diretor de “abrigar” membros de uma “seita”. Mas não nos abatemos e prosseguimos com o projeto, naturalmente com mais cautela e cuidado para não comprometermos tudo que já havia sido conquistado ao longo dos anos.

Com a crise financeira no Brasil, em 2017 tivemos uma equipe reduzida indo para a Rússia. Foi necessário abrir mão de alguns trabalhos (promissores) para priorizar outros mais estratégicos e mais estabelecidos. Contudo, o resultado não foi menos expressivo, pois na matemática de Deus, cremos que não são importantes os números, mas realizar a vontade dEle. Assim, conhecemos muitas pessoas e fizemos muitas amizades. Rimos, choramos, abraçamos, oramos juntos. A maior marca do Projeto Rússia é exatamente isto, a amizade e os relacionamentos que são gerados. Quem vai para o Projeto não apenas dá, mas recebe muito mais carinho, atenção, amizade, enfim… vida!

E o resultado de todo este esforço? Escolinhas de futebol, como resultado de um trabalho árduo, foram criadas por irmãos e irmãs de nossas igrejas parceiras. Ao total, agora temos funcionando 5 escolinhas de futebol em 3 regiões distintas, e mais uma região pedindo apoio para as escolinhas que já e

existem. Convites insistentes da Ucrânia e Bielorrússia (o país mais fechado da Europa para o Cristianismo) chegam até nós, e infelizmente, atualmente não temos condições de atende-los. Usando o Projeto Rússia como modelo, realizamos um Projeto Uruguai ano passado, cujos resultados também servem para glorificar a Deus.

O futebol abre portas, é uma ferramenta impressionante para propagação das Boas Novas. Não queremos parar. A Copa da Rússia irá passar, mas as palavras de nosso Senhor Jesus não, e estas são palavras de salvação e vida! Por isto continuaremos o Projeto Rússia até que ele nos diga para parar…

Quando russos decidiram seguir a Cristo

 Leialdo Pulz

Coordenador do Projeto Rússia

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados