Destaque Política

Conquista ainda está fora do consórcio da Policlínica; Viviane alerta que executivo não enviou PL para aprovação

Vitória da Conquista ainda não está entre as cidades que integrará o consórcio da Policlínica regional do Sudoeste. Após grande desgaste, por se negar a participar do consórcio, alegando que não seria o presidente do consórcio e não poderia indicar os gestores, Gusmão Pereira negou veementemente a participar do investimento.

Sofrendo pressão, horas depois de insistir que não aceitaria integrar o consórcio em pronunciamento na Câmara de Vereadores, o prefeito voltou atrás e enviou a então secretária de saúde, Ceres Almeida, para comunicar ao governador Rui Costa que a cidade se somaria aos municípios integrantes do Consórcio.

Seis meses se passaram e o executivo ainda não enviou ao legislativo conquistense o PL – Projeto de Lei que autoriza o município a participar do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde. Sem a aprovação do PL, os cidadãos conquistenses não poderão utilizar o equipamento.

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (18), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Viviane Sampaio (PT), falou sobre a situação da PL do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde.

Consórcio Inter federativo de Saúde – Viviane explicou que é preciso que o poder executivo envie à CMVC o projeto de lei (PL) que autoriza o município a participar do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde, e como consequência autoriza que a população conquistense tenha acesso aos serviços especializados da Policlínica, que tem previsão de ser inaugurada no final do ano.
Para a vereadora, é inadmissível que até o momento a prefeitura não tenha enviado a PL. “A secretária de saúde daquele momento disse que naquela mesma semana a lei viria para Câmara. Mas até agora não chegou”, contou. “A policlínica tem previsão de ficar pronta até o final do ano. E não é possível que Conquista fique desassistida por isso”, completou.
Ela pede que o prefeito encaminhe essa lei, e ainda dispara: “Se for por dificuldade para elaborar esse projeto tão simples, pode nos convidar para assessorar na elaboração”.
Comissão de Saúde CMVC – A parlamentar falou também do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Saúde, presidida pela mesma. Ela conta que após intervenção da Comissão, a Ranger do SAMU 192, parada há quase 1 ano na oficina, voltou a compor a frota, e já está circulando, atendendo a zona rural do município.
*com informações da CMVC
Confira o pronunciamento da vereadora:

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados