Cotidiano

Sábado dia “D” de proteger cães e gatos contra raiva

A Secretaria de Saúde montou uma estrutura para o dia D que contou com o apoio do Tiro de Guerra, Uesb, FTC e Projeta

Neste sábado (28), as unidades de saúde de Vitória da Conquista abriram suas portas para um público diferenciado: cães e gatos que compareceram junto com seus donos para serem vacinados contra raiva. Além das unidades, a prefeitura disponibilizou a vacina em praças, escolas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e igrejas.

A meta desta campanha, que começou na zona rural no último dia 9, é de vacinar 80%  dos 63 mil cães e gatos do município. “Para o dia de hoje, a Secretaria de Saúde mobilizou 570 pessoas da própria secretaria e também da FTC, Uesb, Projeta e Tiro de Guerra, para vacinação dos animais com idade acima de 3 meses. São 47 postos fixos e 4 volantes”, explicou o veterinário e coordenador da campanha Luís Cláudio Oliveira Moura.

O veterinário Lupis Cláudio lembra que a Secretaria de Saúde tem a meta de vacinar 80% dos cães e gatos do município

Manoel da Costa Santos Neto (65), que mora na Urbis VI, aproveitou a oportunidade para levar seus cães Pretinho e Mel para serem vacinados. “A vacina é importante para proteger nosso bichinho. Temos que cuidar dos nossos animais. Pretinho tem seis anos comigo e Mel quatro anos. Já faz parte da nossa família”, ressaltou Manoel.

Pretinho e Mel fazem parte da família de Monoel

Remithon Marinho (44), morador do Vila América, levou Akira de oito meses para vacinar  no posto do Cras contra raiva e lembrou da importância que cada um de nós tem que ter com os animais de estimação. “Tem que levar pra vacinar, tem que ter cuidado, saber que, quando a gente pega um animal para criar, ele vai viver conosco no mínimo 10 anos. É como um membro da família. Tem que dar banho, zelar e alimentar”, alertou Remithon.

Remithon cuida de Akira com todo carinho

A campanha seguirá até o dia 7 de agosto na zona rural. Na zona urbana, os que não aproveitaram a oportunidade deste sábado, podem procurar a Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, localizada na Avenida Frei Benjamim, no bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h da manhã e das 14h às 17h da tarde.

Cães e gatos maiores de 3 meses devem ser vacinados

Sobre a raiva – a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Uma das formas de prevenção a esta doença é a vacinação anual de cães e gatos. Ela é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, e consequentemente a raiva humana. (Informações: www.saude.gov.br)

Fonte: Secom PMVC

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados