O prefeito de Vitória da Conquista determinou e já foi realizado o corte nos salários dos professores dos dias de greve. De acordo com a categoria, não houve negociação para que houvesse reposição dos dias de greve.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que regulamenta a Educação no Brasil, determina que as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres. Totalizando, no mínimo, 800 horas. Com o corte dos dias de greve, os professores não estão obrigados a cumprir os 200 dias letivos, e, por isso, o ano letivo dos alunos da rede municipal de educação estão com o ano letivo comprometido.
Os professores que recebem pouco mais de um salário mínimo tiveram corte significativo do salário, tendo dificuldades para pagar as contas. Há relato de professores que estão dependendo de doações e o Sindicato já se mobiliza para realizar uma campanha de doação de alimentos para os educadores que estão em dificuldade.
A Prefeitura já teria informado a categoria que no próximo pagamento de salário haverá o desconto dos dias de greve do mês de agosto.