O mês de março não chegou ao final, mas já registra aumento no número de homicídios, em Vitória da Conquista, comparado aos dois primeiros meses do ano. Cerca de 10 pessoas já foram assassinadas neste mês. Em janeiro e fevereiro, os números registrados foram 5 e 6 homicídios, respectivamente. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Das 10 vítimas, 4 eram mulheres e 2 morreram por engano. Assim foi o caso de Helen Gonçalves Ferreira, de apenas 14, assassinada por engano na tarde do último domingo (17), no bairro Miro Cairo.O alvo seria uma das pessoas que estavam com a garota, mas que conseguiu escapar.
Caso semelhante aconteceu com Márcia Silva Jardim, de 40 anos. Ela saía de um bar na Av. Frei Benjamin quando foi baleada. Dois acusados foram presos em flagrantes e alegaram que Márcia avisa ameaçado a namorada de um deles. A Polícia desmentiu a versão: O alvo era outra mulher, eles confundiram.
Apenas no último domingo(17) foram registrados 3 homicídios. Entre eles está o assassinato de George Pacheco Xavier, de 29 anos. O jovem foi assassinado a tiros no bairro Vila América. Não há indícios de envolvimento de George com o tráfico, e até o momento são desconhecidas as motivações do crime.
O balanço do ano de 2018 mostrou o aumento de 2% em mortes violentas, comparado a 2017. Os mês de março também foi o mais violento de 2018, registrando 27 homicídios.