O que é e-commerce e porque você deveria começar hoje?
Empreender é o quarto maior sonho dos os jovens brasileiros e só perde para sonhos como comprar a casa própria, carro e viajar pelo mundo.
Para 76% dos jovens entre 25 e 35 anos, demitir o chefe e ser dono da própria empresa é uma meta de vida para os próximos 5 anos.
E isso não somos nós que afirmamos, mas pesquisas de entidades como SEBRAE e FIRJAN.
Se o seu sonho é empreender, você não está sozinho. Estamos aqui para te ajudar a abreviar esse caminho e transformar seu sonho em realidade.
Descubra como ter um e-commerce pode ser a forma mais rápida e uma das mais seguras, para quem sonha ser dono da própria empresa.
O que é e-commerce, afinal?
E-commerce ou comércio eletrônico é toda transação comercial realizada com a transferência de informação através da internet.
Em um primeiro momento, poderíamos nos sentir tentados a definir um e-commerce como uma loja virtual. Mas o conceito de e-commerce na prática é muito mais amplo. Nesse artigo vamos tirar as suas dúvidas sobre essa modalidade de empreendimento.
Ao final da leitura, você será capaz de não somente saber o que é e-commerce, mas também decidir se essa é a melhor opção para o seu negócio.
O que significa e-commerce?
O significado de e-commerce, comércio virtual é definido como o comércio realizado sem a presença do cliente ou do vendedor em um estabelecimento. A maior parte dessas transações são realizadas pela internet. Mas saiba que o e-commerce não se define somente como venda pela internet.
Quer um exemplo? Você sabia que o telemarketing também é considerado uma forma de e-commerce?
Não somente o telemarketing, como também as vendas por meio de redes sociais e aplicativos são formas de e-commerce.
Continue conosco para saber muito mais sobre o comércio eletrônico.
Como surgiu o e-commerce?
O comércio eletrônico existe desde 1888, muito antes da internet. Essa modalidade de comércio foi criada pela empresa Sears, nos Estados Unidos. A Sears foi pioneira e inovou na forma de vender relógios, a receber seus pedidos por telégrafo e logo após, providenciar a remessa dos mesmos ao endereço dos compradores.
Mas o e-commerce como o conhecemos só ganhou força a partir do advento e posterior avanço da internet. Foi pela nossa querida WorldWideWeb, que em 1994 foi vendido o primeiro produto por e-commerce: uma pizza, da loja Pizza Hut.
No ano seguinte, foram lançadas as principais plataformas de e-commerce do mundo: Amazon e Ebay.
No Brasil, as primeiras lojas a se aventurar no e-commerce foram Magazine Luiza (que já realizava transações eletronicamente desde 1992, antes da web), Pão de Açúcar e a livraria Booknet, no ano de 1995.
Por que abrir um e-commerce?
São muitas as vantagens de se negociar online, por meio do comércio eletrônico, tanto para quem planeja empreender, quanto para quem já tem o seu negócio físico e deseja escalar as vendas por meio da internet.
Descubra logo abaixo, 5 dos principais motivos pelos quais você deveria começar o seu e-commerce hoje mesmo.
1) Testar o seu modelo de negócio
Para quem pretende implementar uma nova ideia, ou mudar de nicho de mercado, abrir um e-commerce é uma forma mais barata e com menor risco de conhecer e também testar o retorno do novo mercado.
2) Possibilidade de vender sem estoque
Com um bom planejamento e integração com seus fornecedores, é possível aprender como montar uma loja virtual sem ter a necessidade de ter estoque físico dos produtos. O fornecedor, nesse caso, faria a remessa após a compra, direto para o consumidor.
3) Qualidade de Vida
Montar uma loja virtual vai te permitir escolher seu horário de trabalho, com a possibilidade inclusive de trabalhar de qualquer lugar do mundo, sendo necessário apenas ter uma boa conexão e um computador ou smartphone.
4) Realizar o sonho de empreender gastando pouco
A maioria dos negócios online exige pouco investimento, se comparado com um negócio tradicional. Dependendo da área escolhida, além de trabalhar sem estoques, você não precisa sequer ter um site. É possível alugar plataformas para trabalhar na revenda de produtos com uma boa margem de lucro (falaremos mais sobre isso adiante).
5) Ganhos em escala
Em um negócio físico tradicional, você ficará limitado geograficamente. Mesmo que seu produto seja muito conhecido, não são muitos os consumidores que estarão dispostos a se deslocar para comprar de você. Com o e-commerce, sua empresa na internet irá alcançar clientes no mundo todo. As possibilidades de ganho são imensas!
6) Reconhecimento
Esse é um dos ativos intangíveis mais valiosos de quem abre o seu próprio negócio. Ter um trabalho em que você é remunerado por sua capacidade. Ao mesmo tempo ter desafios que te impulsionam a desenvolver novas habilidades enquanto a sua empresa cresce.
Ser reconhecido por sua família e amigos, fornecedores e em algum tempo, pelo próprio mercado, concorrendo a prêmios como o Prêmio e-Bit é, sem dúvida, uma das formas mais prazerosas de remuneração para um empreendedor. Isso não tem preço.
Qual a melhor hora para começar um e-commerce?
Ok, a sua empresa não foi concebida com uma estratégia para vendas online. E você ainda não tem uma loja virtual que venda seus produtos 24 horas por dia. Bem, saiba que você já está perdendo (muito) dinheiro. Lembra da Amazon, plataforma de e-commerce lançada em 1995?
A Amazon é hoje a marca mais valiosa do mundo. Seu valor em 2019 foi de US$187,9 bilhões. O mais valioso e-commerce do mundo também obteve um crescimento anual entre 2018 e 2019 de 24,6%.
A melhor hora para começar um e-commerce foi há 20 anos atrás. E a segunda melhor hora é agora!!!
A boa notícia é que com pouco investimento e algumas horas de trabalho, é possível começar um e-commerce do zero.
Com menos de 1 dólar por dia, você pode ter uma loja na Shopify e começar a vender seus produtos online, de forma fácil, rápida e segura.
E você ainda pode criar uma logomarca gratuitamente, para começar sua nova empresa, transmitindo profissionalismo e confiança a seus clientes.
Quer saber como você pode iniciar a sua loja virtual de sucesso ainda hoje? Clique no botão abaixo e saiba mais.