Personificada no Presidente do MCMP, André Cairo, Madame Jamorri protestou mais uma vez na Lagoa das Bateias de Vitória da Conquista, contaminada com esgotos e dejetos há anos, exalando odores fétidos, peixes morrendo, moradores incomodados, sendo inadmissível o Poder Executivo não priorizar, solucionando o sério problema! Na década de 60, esta Lagoa era insípida, inodora e incolor, hoje tem gosto cheiro e cor.
Em 1989, ao fundar o Movimento Contra a Morte Prematura, André Cairo estudou Mananciais na Cidade, não imaginando que a Lagoa das Bateias, Rio Verruga e Bebedouro da Onça, ficariam contaminados por três décadas! Áreas Ecológicas foram Tombadas, Ação no Ministério Público, Representação do MCMP, sendo o Rio Verruga, o mais contaminado do Brasil em 2011, segundo a SOS Mata Atlântica; e continua!
O MCMP realizou Manifestações, Audiências com Prefeitos, Tribuna Livre, Imprensa, Palestras, criou 89 Personagens defensores, inclusive Madame Jamorri na Lagoa das Bateias, “Os mortais construíram esta Lagoa sem pensar nos vivos, até eu estou afetada com a contaminação”! Autoridades só prometem! Esta Lagoa não serve para nado, nem para nada? Plantas aquáticas cobrem a Lagoa agonizante! Atenção PMVC!
*André Paulo Barros Cairo – MCMP – Foto: Léo Carqueija