Saúde

Faltam medicamentos na Farmácia da Família

Há várias semanas que pacientes não encontram alguns medicamentos na Farmácia da Família, administrada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Pessoas que necessitam de remédios, principalmente de uso continuo, enfrentam dificuldades. Quem não tem o dinheiro e precisa dos medicamentos corre o risco, até mesmo, de morrer.

Foto: Site oficial PMVC

O BConquista foi procurado por um cidadão diabético que faz uso continuo de insulina, que relatou a dificuldade para adquirir o medicamento. A informação foi confirmada pela Vereadora Viviane, presidente do Conselho de Saúde da Câmara. A edil informou que, em visita recente do Conselho, o farmacêutico responsável pela Farmácia da Família relatou que estava faltando insulina e que “o programa Farmácia Popular do Brasil estava dando o suporte”. Entretanto, algumas farmácias que atendem pelo programa estão cobrando pela insulina. O denunciante reclamou ao BConquista que foi a uma farmácia e teve que comprar o medicamento, pois, mesmo com receita, o atendente afirmou que o valor seria de R$16. Ele pediu nota fiscal, mas o atendente recusou entregá-la.

Segundo Viviane, a cobrança é ilegal. Ela lembra que a Farmácia Popular do Brasil repassa o recurso para as farmácias.

Outros pacientes reclamam da falta de medicamentos na Farmácia da Família. Alguns deixaram de tomar os remédios de uso continuo. Eles alegam que toda vez que iam à farmácia não encontravam o medicamento.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados