“Prefeito não tem mais controle do sistema de transporte”, disparou o vereador
Ontem (11), Vitória da Conquista acordou com mais uma notícia desastrosa para a sua mobilidade urbana: a Viação Cidade Verde anunciou o cancelamento de cinco linhas de ônibus, desassistindo a população de localidades como Pradoso, Santa Marta, Senhorinha Cairo e Lagoa das Flores. A situação foi tema principal das discussões na Câmara Municipal nesta sexta-feira(12).
Durante seu discurso, Valdemir Dias (PT) chegou a afirmar que o prefeito Herzem Gusmão (PMDB) perdeu as rédeas a gestão e não controla sequer o sistema municipal de transporte público.
“Em 2017, em um dos seus primeiros atos, o prefeito liberou geral e isso não poderia resultar em outra coisa além do caos que estamos vivendo hoje no sistema (…). Houve um aumento em dois anos de mais de 33% na tarifa, além da redução do ISSQN, que votei contra”, lembra.
Valdemir direciona sua fala ao prefeito e diz ainda que “Vitória da Conquista não merecia isso, o senhor quando estava no rádio bradava aos quatro cantos que Conquista merecia mais de duas empresas, merecia até um VLT e agora estamos com uma única empresa com um sistema completamente falido e o senhor não pode fugir a essa regulação do sistema”.
“O prefeito não tem mais a gestão do sistema, não está mais nas mãos deles. Não temos notícias sobre a licitação do lote, então o que nós temos hoje com alguns remendos que esse prefeito fez diante de uma irresponsabilidade que quem paga é o trabalhador, é o estudante, são aqueles que necessitam da gratuidade do transporte público e a gente não pode perdoar”, completa.
Finalizando sua fala, o vereador retoma as promessas de campanha do atual prefeito. “Você fez sua campanha em 2016 lastreada pelos vanzeiros e esses mesmos vanzeiros foram enganados pelo senhor, que disse que nos primeiros dias que regularizaria o sistema e como a gestão não está mais em suas mãos, também não irá mais fazê-lo, fica pro próximo prefeito que com certeza não será o senhor”.