Na tarde desta quinta-feira (23), a Cipe Sudoeste (Caesg) prendeu Valmar Silva de Jesus. Ele é apontado como responsável pela cobrança semanal aos vanzeiros que realizam o serviço clandestino em linhas que atendem o bairro Vila Eliza.
De acordo com a polícia, a denúncia foi realizada pelos próprios vanzeiros que atuam transportando passageiros sem regulamentação. Eles informaram que estavam sendo ameaçados e coagidos. Cada motorista teria que pagar R$ 50 por semana para rodar na localidade.
A Caesg localizou Valmar, que confirmou a versão contada pelos vanzeiros. Ainda segundo a polícia, o suspeito revelou que a cobrança era realizada em parceria com “Dandan” a serviço de “Rafa”, principal traficante da área.
Valmar foi apresentado na delegacia e autuado em flagrante pelo crime de extorsão.
Segundo fontes do BConquista, a cobrança de taxas pelo tráfico é comum em outros bairros periféricos de Conquista. Inclusive, no ano passado, houve um incidente em que uma van foi alvejada com vários tiros pelos bandidos.
Descontrole – o transporte irregular de passageiros está fora de controle em Conquista. Com a omissão do executivo municipal, que é frouxa na fiscalização e não consegue regulamentar o serviço, o transporte de passageiros regulamentar segue sucumbindo e sem perspectivas satisfatórias.
Para agravar a situação, nessa semana começou operar na cidade o serviço de mototáxi.