Cotidiano Destaque Política

Legislativo baiano inicia movimentação para abertura da “caixa-preta” dos custos de passagens aéreas no Brasil

Imagem do aeroporto de Salvador – BA

No último ano, as passagens áreas no Brasil tiveram  aumento de 140 %. Atenta aos preços abusivos, principalmente dos vôos entre os Estados, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) defende que a “caixa-preta” do custos das passagens áreas seja aberta para dirimir dúvidas. O parlamento baiano buscará apoio de senadores e deputados federais para encontrar a solução para este problema, e uma CPI deve ser instaurada.

Foto: Ascom ALBA

Na última segunda-feira(27), o debate já foi iniciado. Em sessão especial, convocada pelo deputado e presidente da ALBA Nelson Leal, representantes de companhias de aviação iniciaram esclarecimentos. Segundo a assessoria de comunicação da Assembleia, os argumentos das empresas não foram suficientes para convencer os parlamentares e, de forma unânime, os oradores criticaram o que chamaram de “ganância” das empresas aéreas, que estão impondo pesados custos.

 

Ontem (30), em entrevista ao Programa Redação Brasil, na Brasil FM, o deputado Nelson Leal criticou o fato das passagens interestaduais serem mais caras do que as internacionais. ” De São Paulo à Fortaleza é a mesma distância de São Paulo à Buenos Aires. No entanto, para Buenos Aires a passagem é R$ 700,00 e para Fortaleza é R$ 2.000,00″, exemplificou.  O parlamentar defende que os preços sejam mais competitivos para estimular o turismo interno.

O presidente da Alba avaliou que, em relação ao valor das passagens áreas, “o Brasil está indo na contramão do mundo”. “Há companhias de baixo custo no mundo todo. Mas no Brasil temos apenas três empresa de grande porte, praticamente cartelizada”, pontuou.

Segundo o deputado, o movimento iniciado pela ALBA tem ganhado várias vozes, e Jacques Wagner está levando o debate para o Senado Federal. Na agenda de mobilizações está previsto um encontro, no dia 7 de junho, com os presidentes da Assembleias do Nordeste para emitir uma carta de posicionamento que será enviada à Agência Nacional de Aviação Civil.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados