Com apenas uma semana de operação em Vitória da Conquista, os ônibus da Viação Rosa já apresentam falhas mecânicas. Na manhã desta segunda-feira (17), um dos veículos teve problemas na Travessa Justino Gusmão, próximo ao Terminal Lauro de Freitas, e foi empurrado por funcionários da empresa e populares.
O ocorrido levanta questionamentos em relação ao anúncio da prefeitura que garantia que todos os veículos eram novos. Através das redes sociais, a população conquistense mostrou-se indignada com a situação: “De novo só tem a pintura por fora, o resto e o motor estão pobres”, disse um usuário do transporte coletivo.
Recentemente, os veículos da Viação Novo Horizonte, que operaram cinco linhas do lote 1 por cerca de dois meses, também apresentaram graves problemas. Há registros em vídeo de funcionários tentando “consertar” a porta de um ônibus com fita adesiva; já em outro episódio a porta caiu em cima de um passageiro. Na época, a prefeitura havia firmado um contrato no valor de 810 mil com a Novo Horizonte. O prefeito também tinha garantido que os veículos eram novos e climatizados.
E agora, quem vai notificar? – Com um contrato no valor de R$ 1.591.709,10, válido por dois meses, a prefeitura municipal alugou os veículos da Rosa, se responsabilizando pela operação. Em casos de problemas de manutenção, as empresas de ônibus sempre são notificadas, mas desta vez fica a dúvida: Como a prefeitura irá se auto-notificar?