Cotidiano Destaque Saúde

Moradores do América e Europa Unida reclamam do descaso do governo municipal

Com cerca de 3.500 pessoas, os bairros América e Europa Unida fazem parte dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal. No entanto, a responsabilidade de oferecer os direitos básicos aos moradores, como saúde, educação e segurança, é do governo municipal. No entanto, em entrevista ao BConquista, os moradores relatam o descaso do Prefeitura com os bairros. Eles contam que o posto de saúde está desativado, e enfrentam sérios problemas em relação ao esgotamento a céu aberto.

A presidenta da Associação dos moradores dos bairros, Erlene Dias, conta que o conjunto residencial foi abandonado pelo governo municipal. “Essa situação não é só onde a gente mora, são nos outros conjuntos habitacionais também. Estão todos abandonados em temo de saúde e educação”, pontua.

Posto de saúde desativado – Erlene chama atenção para a falta de assistência médica aos moradores. “Tem um posto de saúde do lado, mas eles se recusam a nos atender. Antes tinha apenas uma médica que só fazia consultas, mas agora suspenderam tudo”, relatou. “Eles dizem que o nosso posto de saúde é no Panorama, só que passamos por um posto construído para ir para outro em outro bairro”, indignou-se.

Sirlede Lopes também se queixou da falta do posto de saúde e comentou sobre a distância até o outro bairro. “A prefeitura disse que a ordem é não atender e temos que ir pro Panorama. Eu tenho o cartão de passe, mas no Europa Unida tem moradores que não tem condições, vive de bolsa família, não tem dinheiro para passagem”, frisou.

Esgoto a céu aberto – As moradoras destacam também como um dos principais problemas o esgoto que “desce pelas ruas”. “O esgoto das casas é mal feito, escorre pelas ruas, fica mal cheiro. Além de não ter posto, tem essa água suja que gera doenças de pele e verminose”, disse Rita.

A presidente da Associação dos bairros afirma que já enviou vários ofícios à prefeitura relatando ambos os problemas, mas até o momento nada foi feito. “Entra governo e sai governo e fica a mesma coisa. Queria fazer apelo a esse governo aí que é novo, que tanto criticou o outro governo, que faça a diferença e resolva nossa situação”, clamou Erlane.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados