Durante a sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) desta segunda-feira(06), realizada por videoconferência, o vereador Valdemir Dias (PT) avaliou como contraditório e perigoso as últimas decisões do prefeito Herzem Gusmão(MDB) frente ao Novo Coronavírus (Covid-19). “Ao mesmo tempo que ele pede o decreto de calamidade pública, ele reabre o comércio da cidade”, apontou.
Valdemir frisou que Conquista já tem seis casos confirmados e as próximas semanas serão de pico da propagação da pandemia. “Em um momento que estamos vendo o crescimento do contagio da pandemia, Herzem reabre o comércio e passa a impressão para a população que não está acontecendo nada”, criticou.
O vereador atentou-se também ao fato dos estudos das principais universidades do Brasil apontarem que Vitória da Conquista está entre os municípios que podem sofrem com o aumento exponencial do Novo Coronavírus, por isso é necessário as ações de prevenção. “Temos que parar o contágio e não deixar as pessoas ficarem doentes para depois procurar a cura. A orientação agora é de prevenção, por isso é preciso de ações por meio de lei e decretos que reforcem a necessidade do isolamento social”, defendeu.
Uso de máscaras – O vereador comentou ainda sobre outra fala contraditória do prefeito Herzem. “O prefeito disse que em Conquista o contágio será evitado porque 100% da população usará máscaras. Mas sabemos que não vai ser assim. Estudos investigam sobre o uso das máscaras; há uma possibilidade real sobre a diminuição do contágio. Mas essa não é a realidade de Conquista. Há pessoas que não têm como comprar uma máscara e também não tem máscara para todo mundo”, apontou.