Na noite de 28/07, após combater incêndio em vegetação no perímetro urbano em Vitória da Conquista, a Guarnição de combate a incêndio se deslocou ao município de Barra do Choça, km 22, onde debelou um incêndio em vegetação que havia atingido plantações de café, sem vítimas.
Reforçamos que o índice de incêndios em vegetação no perímetro urbano e zona rural atendidos pelo 7º GBM, aumentou mais de 1000%, quando comparado ao mesmo período do ano de 2020.
Este período de baixa umidade do ar, queda dos índices pluviométricos e elevação das temperaturas, favorece o índice de queimadas. Além do impacto na fauna e na flora, as queimadas impactam a camada de ozônio por lançarem no ar gases que aumentam o efeito estufa, preocupação mundial.
O 7º GBM lembra que segundo a lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 que trata da poluição e outros crimes ambientais, causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana é crime, e sua pena pode variar desde multa até reclusão.
Atitudes como manter terrenos limpos, não atear fogo em lixo, não jogar bitucas cigarros no chão, dentre outras, visam diminuir a incidência de incêndios em vegetação nesse período.