Na noite desta terça-feira (31), a reportagem do Blitz Conquista recebeu o arquivo de um vídeo feito em frente à entrada principal do cemitério municipal, localizado no Bairro Kadija. A cena é lamentável. Uma fila de carros de funerária aguardando a abertura dos portões. As pessoas que acompanharam os cortejos fúnebres aglomeravam-se em pequenos grupos em pé, e, entre estes, muitos idosos.
Segundo populares, que presenciaram a situação vexatória, na área interna do cemitério também tinham algumas ambulâncias que levaram outros corpos para sepultamento.
Enquanto permanecia a espera para entrarem no cemitério, o povo assistia à chegada de mais carros, e, consequentemente o crescimento da fila.
Sabe-se, desde o início da pandemia, que os sepultamentos aconteciam com regras específicas, para evitar o contágio pelo vírus da covid-19, mas, no momento em que vivemos, quando os bares podem permanecer abertos até as 03h00 e diversos tipos de eventos liberados, assistir a uma cena dessas é lamentável.
Pensar que o fato aconteceu porque os sepultamentos eram de vítimas da covid-19, poderia ajudar a entender, mas, no próprio site da prefeitura (https://www.pmvc.ba.gov.br/) existe a informação de uma única morte deste tipo registrada na data.
Não dá para entender como, nos dias atuais, em uma cidade considerada por muitos entre as melhores para se viver no Brasil, peque em questões tão simples como organizar a realização de sepultamento em cemitério público.