Desde o início da década de 90, a campanha do Outubro Rosa se consolidou como uma das maiores campanhas nacionais na luta contra o câncer de mama, com ações afirmativas que incentivam a prevenção e rastreio precoce da doença, que é uma maiores causas de mortalidade entre as mulheres brasileiras.
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mais uma vez abraça essa campanha, mobilizando todos os setores da rede municipal de saúde, principalmente a Atenção Básica, intensificando as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Ao longo do mês, as unidades de saúde farão dias D de campanha, ampliando a oferta de exame preventivo, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, palestras sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero, rodas de conversa, consultas médicas, circuitos de atividades de promoção e prevenção à prática de hábitos de vida saudáveis, testes rápidos para diagnóstico da sífilis e HIV.
O dia D de campanha será no dia 24 de outubro, no Centro Cultural Glauber Rocha, envolvendo todas as diretorias da SMS, com a parceria da Unacon Samur. A programação do sábado inclui um pedal pela cidade, além diversos serviços de saúde e atividades gratuitas para as mulheres. A programação completa será divulgada nos próximos dias nos canais oficiais da Prefeitura.
Também serão desenvolvidas atividades de formação para os agentes comunitários de saúde e uma jornada científica para os profissionais da Atenção Básica, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB) e de nível médio.
A coordenadora da área técnica de saúde da mulher do município, Gislany Silveira, afirmou que entendendo a importância da Outubro Rosa como uma campanha de conscientização para o controle do câncer de mama, os serviços serão ampliados na rede municipal de Saúde. “Esse ano, nós estabelecemos parcerias com outros setores da saúde, como as diretorias de Regulação, Vigilância e Programática Especializada, para que nós pudéssemos ampliar o acesso das mulheres a essa campanha e também alcançar o objetivo geral, que não é somente compartilhar informações, como também proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade do câncer de mama”, finalizou a coordenadora.
Fonte: Ascom – PMVC