Cotidiano Destaque

ECONOMIA: Por que os bancos lucram tanto?

O Banco Central divulgou que o sistema bancário brasileiro não só recuperou os rendimento como obteve lucro no período de calamidade

Enquanto outros setores da economia patinam para se recuperarem da crise econômica causada pela pandemia, os bancos estão sorrindo. Um relatório apontado pelo banco central apontou que a rentabilidade do sistema bancário brasileiro retomou ao patamar de antes da pandemia. Além disso foi registrado crescimento nos lucros. O chamado retorno sobre o patrimônio líquido dos bancos atingiu 14 por cento no período de 12 meses e o lucro foi 53 por cento maior que o registrado no ano passado. O economista César Bergo explica os principais motivos para este movimento positivo dos bancos.  

“Os bancos reduziram despesas. Muitos deles adotaram até aquela prática do home Office. Então as agências praticamente ficaram fechadas, com uma gestão também voltada a introdução das novidades tecnológicas. Outro fator também é que, curiosamente houve uma queda na inadimplência. Então, uma redução dos valores provisionados, e isso acaba engordando o lucro dos bancos também. E, por último, a lucratividade advém também do aumento da taxa de juros. O Banco Central vem aumentando a taxa de juros e os bancos, em função do spread bancário, são os que mais lucram com essa atividade.” 

De acordo com o relatório, apresentado pelo banco central, neste atual momento não há risco eminente que possa abalar a estabilidade financeira dos bancos. 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados