Destaque Educação

Pró-reitor da Uesb é eleito presidente de Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação

A eleição aconteceu no último dia 25 de novembro, em Encontro do Foprop, realizado no Acre

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) representa, aproximadamente, 260 instituições de Ensino Superior e pesquisa federais, estaduais, municipais, comunitárias e privadas no Brasil. Nos últimos anos, a entidade se consolidou como um importante interlocutor entre as principais agências de fomento à ciência, atuando na promoção de políticas voltadas ao crescimento, consolidação e qualificação do ambiente de pesquisa e formação humana no Brasil.

Na última quinta-feira, 25, foi realizado o processo eleitoral anual, que elegeu, por aclamação, a chapa “Ciência, democracia e sociedade” para a gestão da diretoria executiva do Fórum em 2022. A nova gestão do Foprop contará, agora, com a presidência do professor Robério Rodrigues Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Uesb.

O professor Robério Silva, que é egresso do curso de graduação e também do Mestrado em Zootecnia da Uesb, exerceu o cargo de vice-presidente do Fórum na gestão de 2021, frisou a relevância desta instituição para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação no país. “É uma honra ter a confiança dos demais pares e, também, uma responsabilidade muito grande. O Foprop tem assento nos conselhos superiores das três principais agencias de fomento do país (Capes, Finep e CNPq), e o presidente participa também do Conselho Técnico Científico da Capes, que é responsável pela chancela da avaliação e criação de cursos e programas de pós-graduação”, esclareceu.

Na imagem, vemos o pró-reitor Robério Rodrigues atrás de um púlpito de transparente, com um brasão na frente. Ele está falando em um microfone de pé. Ao lado dele, está um homem, de máscara, e camisa azul clara.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na Uesb, Robério assume à presidência do Fórum Nacional

De acordo com o pró-reitor, a pós-graduação ainda está em processo de solidificação no Brasil. Por isso, é fundamental que a questão “que pós-graduação queremos?” seja central, exigindo, dessa forma, uma “participação ativa do Foprop na definição de estratégias e prioridades, já que é no ambiente acadêmico que são produzidas as mais coerentes contribuições para melhoria e aperfeiçoamento do sistema”, sublinhou.

Para isso, a chapa propõe, para o próximo ano, fortalecer a participação do Foprop nos espaços institucionais de representação já existentes, defender as políticas públicas e lutar pela ampliação do orçamento público para o fomento à ciência, educação, tecnologia e inovação no país, dentre outras ações e estratégias.Diante da importante atuação nacional do Fropop, o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, salientou ser “um grande marco ter um pró-reitor da nossa Universidade como presidente deste Fórum”.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados