O ato de entrega será neste sábado, às 10 h, na comunidade de Lagoa dos Patos, em Vitória da Conquista, e no domingo na comunidade Lagoa dos Anjos, em Candiba
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entrega duas Casas de Farinha Móveis no sábado (04) e domingo (05), às 10h, para comunidades quilombolas dos municípios de Vitória da Conquista e Candiba, no Sudoeste baiano. Os atos contam com a participação da titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, e da deputada federal Eronildes Vasconcelos (Tia Eron), autora da Emenda Parlamentar que viabilizou a entrega do equipamento.
Em Vitória da Conquista, o equipamento é destinado a Associação de Lideranças Quilombolas da Comunidade Lagoa dos Patos e Região, beneficiando 56 famílias da comunidade. Em Candiba, a Casa atenderá à comunidade que integra a Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar e Artesanato Quilombo Lagoa dos Anjos. Cada equipamento tem capacidade de processar 250 quilos de mandioca por dia, o equivalente a oito sacas de farinha de 50 quilos.
O Projeto Casa de Farinha Móvel/Mulher Produtiva tem como objetivo contribuir para a autonomia econômica e social de mulheres rurais a partir de apoio a empreendimento e por meio de experiência participativas voltadas para a organização da produção e comercialização, a partir de uma perspectiva da economia solidária.
Além da entrega do equipamento, a SPM-BA realizou oficinas de qualificação e formação para administração organizacional e administrativa, com orientações sobre gestão associativa, econômica e financeira, economia popular e solidária, políticas públicas para mulheres rurais e de enfrentamento à violência contra as mulheres. A capacitação inclui ainda formação para manuseio da Casa de Farinha, abordando boas práticas e diversificação da produção, de comercialização, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de geração de renda.
Na etapa de formação estão incluídos temas como a autonomia econômica e social das mulheres, economia popular e solidária, gestão econômica, financeira, administrativa e de pessoal; impostos, taxas e contribuição de melhoria; políticas públicas para as mulheres rurais; elaboração e gestão de projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e Políticas de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres.
Histórico
A Associação de Lideranças Quilombolas da Comunidade Lagoa dos Patos e Região, fundada em 17 de junho de 2018 foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Palmares, desde 2006. A comunidade tem aproximadamente 56 famílias, que na sua maioria desenvolve atividades relacionadas à agricultura familiar, principalmente a mandiocultura. O cultivo da mandioca tem uma forte ligação com o desenvolvimento histórico, social e econômico do quilombo e se constitui numa atividade econômica que tem sua matéria prima como alimento básico na dieta das pessoas da comunidade.
A Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar e Artesanato Quilombo Lagoa dos Anjos foi fundada, em 2008, zona rural de Candiba. Comunidade de costumes tradicionais possui grupo de dança, artesanato e práticas de capoeira. A maioria das famílias é de baixa renda e beneficiária de programas sociais do governo federal.
Ascom/SPM-BA