A parte dos fundos de uma moradia localizada na rua Vasco da Gama, bairro Flamengo desabou na noite desta terça-feira (7).
Em um primeiro momento, a ideia que pode passar pela cabeça do leitor, é de que o desmoronamento aconteceu devido às fortes chuvas. Na verdade, até existe uma relação de causa e efeito em decorrência do fenômeno climático. Mas, as ações humanas é que deveriam ser consideradas como causadoras. Porque não observaram as consequências das ações humanas sobre a natureza, ou seja, os impactos ambientais.
Qualquer profissional da construção civil que analise as imagens pode identificar diversas falhas na edificação danificada. Além desses “erros de construção”, deve-se considerar a movimentação de terra ocorrida no terreno ligado ao imóvel pelos fundos. Uma escavação foi realizada para nivelar o terreno, e chegou até o limite do terreno do imóvel atingido. Também não há sinais, à primeira vista, de que alguma providência tenha sido tomada para evitar a erosão provocada pelas águas das chuvas na terra imediatamente abaixo do alicerce.
A ideia aqui não é de apontar culpados e julgar alguém. Mas, de demonstrar que toda ação humana, se não for planejada e executada adequadamente, considerando as ações da natureza, pode se tornar causa de possíveis desastres.
Nesta última imagem, vemos um bom exemplo de ação socialmente reprovada. Entulho sendo acumulado indevidamente no terreno.