Cotidiano Destaque

Casa parcialmente desabada no bairro Flamengo

 

 

Imagem: Blitz Conquista

A parte dos fundos de uma moradia localizada na rua Vasco da Gama, bairro Flamengo desabou na noite desta terça-feira (7).

Em um primeiro momento, a ideia que pode passar pela cabeça do leitor, é de que o desmoronamento aconteceu devido às fortes chuvas. Na verdade, até existe uma relação de causa e efeito em decorrência do fenômeno climático. Mas, as ações humanas é que deveriam ser consideradas como causadoras. Porque não observaram as consequências das ações humanas sobre a natureza, ou seja, os impactos ambientais.

Qualquer profissional da construção civil que analise as imagens pode identificar diversas falhas na edificação danificada. Além desses “erros de construção”, deve-se considerar a movimentação de terra ocorrida no terreno ligado ao imóvel pelos fundos. Uma escavação foi realizada para nivelar o terreno, e chegou até o limite do terreno do imóvel atingido. Também não há sinais, à primeira vista, de que alguma providência tenha sido tomada para evitar a erosão provocada pelas águas das chuvas na terra imediatamente abaixo do alicerce.

A ideia aqui não é de apontar culpados e julgar alguém. Mas, de demonstrar que toda ação humana, se não for planejada e executada adequadamente, considerando as ações da natureza, pode se tornar causa de possíveis desastres.

Imagem: Blitz Conquista

Nesta última imagem, vemos um bom exemplo de ação socialmente reprovada. Entulho sendo acumulado indevidamente no terreno.

 

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados