Após a cratera aberta pelas águas no canal que desemboca na Lagoa das Bateias chegar ao ponto de oferecer perigo iminente de desmoronamento das pistas de rolamento para veículos, a PMVC parece ter entendido o que a imprensa local vem dizendo há anos.
Como, quando se trata de vidas humanas, nunca é tarde para agir, o executivo municipal agiu coerentemente fechando o acesso à lagoa pela avenida Brumado.
Mas, o que teve início há cerca de 5 anos, hoje é um problema muito maior. Quando o canal começou a apresentar os primeiros sinais de deterioração, a imprensa de Vitória da Conquista cuidou de fazer o alerta. Entretanto, os apelos feitos por todos quantos tinham conhecimento do problema e lutavam para que o mínimo fosse feito, com o objetivo de, pelo menos, impedir o avanço da erosão sofrida no canal de escoamento de águas pluviais que se estendem da margem da BR – 116, no Bairro Aparecida, até à Lagoa, foram ignorados.
Aqui estão links de matérias publicadas no Blitz Conquista relatando o problema em três ocasiões, com intervalo de um ano entre elas:
Obs.: No vídeo o saudoso jornalista Frarlei Nascimento informou que a cratera teria começado a surgir um ano antes. Mas, neste mês de dezembro um morador afirmou à reportagem do Blitz Conquista que o problema é mais antigo; algo em torno de 5 anos.
O que antes era um problema localizado junto à lagoa e de menor proporção, agora se estende por todo o canal.
Em um ponto específico, junto ao Bairro Bruno Bacelar, na rua Feira de Santana, por exemplo, não existe uma cratera imensa, simplesmente porque, após ter arrancado as pedras e o cimento, as águas encontraram terreno rochoso.
Veja agora o último registro feito pelo Blitz Conquista, logo após as primeiras chuvas, no dia 11 de dezembro de 2021:
Imagem: Blitz Conquista: Assoreamento na Lagoa das Bateias
Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Cascalho em ambos os lados)
Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Mato dentro do canal)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Falta de manutenção)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Ponte)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (B. Aparecida)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Encosta deslizando)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Construção dentro do canal)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Construção avançando)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Entulho em ambos os lados)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Esgoto de residências)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Cascalho empurrado para dentro do canal pelas águas das chuvas)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Cascalho empurrado para dentro do canal pelas águas das chuvas)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Rua Feira de Santana)
Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o IbirapueraImagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Ponto de erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Ponto de erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Ponto de erosão)
Imagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Ponto de erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Ponto de erosão)
Imagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Ponto de erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal acima da Urbis IV (Mato e areia dentro do canal)Imagem: Blitz Conquista – Ponte Junto ao CaiqueImagem: Blitz Conquista – Local onde jogam entulho – Bruno BacelarImagem: Blitz Conquista – Bruno Bacelar – Rua Feira de SantanaImagem: Blitz Conquista – Bruno Bacelar – Rua Feira de Santana (detalhe)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o IbirapueraImagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Ponte)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Ponte)Imagem: Blitz Conquista – Ponte improvisada sobre o canal – Em frente ao SESC (Acúmulo de lixo)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Entulho acumulado na margem)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Ponte)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Ponte sem proteção em um dos lados)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Outro ponto em que a rocha impediu a erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal próximo ao SESC (Ponto de erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal próximo ao SESC (Ponto de erosão)Imagem: Blitz Conquista – Canal entre o Bruno Bacelar e o Ibirapuera (Construção no limite do canal e esgoto das casas)
Ao STF, o general Mario Fernandes negou ter compartilhado documento e disse que conteúdo não passou de “pensamento digitalizado”
“O general Mario Fernandes, ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro (PL), admitiu, nesta quinta-feira (24), durante interrogatório no STF (Supremo Tribunal Federal) ter idealizado o chamado plano “Punhal Verde e Amarelo”, conforme publicou a CNN em seu site.
Fernandes disse ter elaborado o plano...
Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) dá suporte às equipes e monitora os cumprimentos de ordens judiciais.
Alberto Maraux/SSP
As Operações Ponto Cego, Dinamus e Barricada, deflagradas na capital baiana e na cidade de Porto Seguro nesta sexta-feira (25), são acompanhadas pela Secretaria da Segurança Pública, Polícias Militar e Civil, além dos setores de Inteligência.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) dá suporte às equipes e monitora os cumprimentos de...
Tabletes foram localizados no interior de um carro furtado
Na tarde da última quarta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 400 quilos de maconha durante uma fiscalização na BR-116, em Jequié (BA). A apreensão ocorreu por volta das 16h30, no km 677 da rodovia, quando os policiais deram ordem de parada a um veículo com dois ocupantes. Inicialmente, o condutor demonstrou que atenderia à ordem, mas em seguida realizou uma manobra brusca e fugiu em alta...
Estão na lista municípios Tanhaçu, Piripá, Boquira e Anagé.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (21), a situação de emergência em 29 cidades afetadas por desastres nos estados do Amazonas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes...