Pesquisa mostra como o brasileiro se protege dos raios solares
Uma pesquisa realizada pela HSF e pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia ouviu 1000 brasileiros sobre o hábito de prevenção do câncer de pele.
A sondagem, que recebeu respostas de moradores de todas as regiões do país, procurou entender a rotina de exposição ao sol e o uso do protetor solar.
Segundo os resultados, a maioria dos entrevistados sabe que o filtro pode ajudar na prevenção do câncer de pele. O dermatologista é o médico com maior potencial de influência no uso frequente do protetor solar.
Por isso, a coordenadora de pesquisa da ABRALE, Nina Melo, defende que haja maior acesso da população ao médico especialista.
“Para além de saber a importância do uso do filtro solar, é preciso também democratizar o acesso, não só desse item específico, mas também o acesso ao profissional dermatologista. Pois ainda há uma grande parcela da população que nunca se consultou com essa especialidade e isso representa 40% dos nossos entrevistados.”
Ainda de acordo com uma pesquisa, 66% dos entrevistados costumam usar o filtro solar apenas no rosto, não protegendo todo o corpo.