Em meio à pandemia, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) investem no monitoramento de unidades de saúde.
Fiscalizar os ambientes hospitalares de olho na qualidade dos equipamentos e instalações. Essa é a prioridade deste ano para os CREAS. Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, ao contrário do que muitos pensam, há uma série de inspeções realizadas pelos profissionais do Conselho que vão além de vistorias de obras.
Joseval Carqueja, presidente do CREA da Bahia, detalha: “o CONFEA já definiu que a fiscalização vai ser nas instituições médicas, hospitalares, clínicas; então, vai estar mais ligada à engenharia médica, por causa da covid. Desde o ano retrasado, então a gente vê essa necessidade de dar o suporte que a sociedade precisa na manutenção dos equipamentos hospitalares. Então, por isso eu falo em engenharia clínica. Ela vem com isso. Aí disse: ah! tem uma formação para isso? Não, são os profissionais da elétrica, da mecânica, da civil que faz esse tipo de manutenção nesses estabelecimentos.”
A fiscalização dos hospitais foi tema de debate durante o 11º encontro de líderes do sistema CONFEA-CREA-Mútua, realizado em Brasília.