Não há nada de vantajoso trafegar com carga acima do permitido. Essa prática coloca em risco toda a segurança viária, favorecendo acidentes. O caminhão sobrecarregado tem sua velocidade reduzida, que compromete a dirigibilidade e dificulta manobras, tornando maior o perigo de colisões e tombamento de carga.
No início da tarde desta segunda-feira (07), no Km 835 da BR 116 em Vitória da Conquista (BA), policiais rodoviários federais flagraram uma carreta Scania/R450, acoplado a dois semirreboques com 42.288 quilos acima da capacidade permitida.
Os policiais realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam o caminhão estava chapas de com volume de carga aparentemente acima da capacidade, com características evidentes de excesso de peso.
O conjunto (cavalo trator + semirreboques) foi conduzido para pesagem em balança, que apontou 116,28 toneladas (tara+lotação), apresentou 42,28 toneladas a mais que o permitido, visto que a capacidade máxima do veículo é de 74 toneladas. O excesso verificado gerou uma multa de natureza gravíssima, referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.
Além disso, o motorista foi autuado também pela infração do artigo 231, inciso X de Transitar com o veículo excedendo a CMT acima de 1.000Kg. O caminhão só foi liberado após transbordo da mercadoria excedente.
PERIGO EXCESSO DE PESO
Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.
Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.
Fonte: Núcleo de Comunicação Social – SPRF/BA
Polícia Rodoviária Federal