Uma pesquisa nacional busca dimensionar o impacto do processo de modelagem da informação no dia a dia da engenharia
O CREA Minas está participando de um estudo nacional sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de engenharia no processo de digitalização na área da construção civil.
A pesquisa Digitalização nas Engenharias no Âmbito da Indústria da Construção, está sendo conduzida pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em parceria com os CREAS – Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, a Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.
e com o BIM forum do Brasil. A iniciativa também conta com o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O objetivo é realizar um diagnóstico sobre a aplicação da metodologia BIM e outras plataformas digitais entre os profissionais. O Bim, do inglês Build Information Model, que significa modelagem da informação da construção, é uma metodologia de planejamento em formato 3D. O recurso permite planejar, modelar e executar projetos de forma mais assertiva. A pesquisa foi lançada no último dia 6 de abril e será executada nos 27 estados da federação, a partir dos conselhos regionais até o dia 20. Ela terá a participação de profissionais das engenharias que atuam no setor da construção civil.
O levantamento é fundamental para estimular o desenvolvimento de novas habilidades, além de ser uma oportunidade de repensar os processos de trabalho. É o que acredita o diretor técnico e de fiscalização do CREA Minas, o engenheiro civil Eduardo Ribeiro.
Com o uso do BIM está crescendo em todo o mundo e a pesquisa vai nos ajudar a conhecer melhor as demandas dos profissionais e também da indústria da construção. A partir daí, queremos fomentar ações em favor da digitalização das engenharias.
No Brasil, está em vigor desde o ano passado um decreto do governo federal que determina o uso do BIM para a execução de obras e serviços de engenharia realizados por órgãos e entidades da administração pública federal. A expectativa é que 50% do PIB da construção civil utilize essa metodologia até 2024. A pesquisa Digitalização nas Engenharias, no Âmbito da Indústria da Construção, tem previsão de ser finalizada no fim do mês de maio. Ela é voltada para os profissionais que atuam de forma autônoma, empresa ou funcionários públicos. A partir dos resultados será possível sugerir políticas públicas mais assertivas para utilizar essas tecnologias na engenharia nacional.