Destaque Educação

Cerimônia de posse da Reitoria da Uesb para o quadriênio 2022/2026

Luiz Otávio de Magalhães e Marcos Henrique Fernandes, reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

A chapa “Sonhos não envelhecem: Uesb mais ciência, inclusão e cidadania” formada pelos professores Luiz Otávio de Magalhães e Marcos Henrique Fernandes tomou posse para composição da Reitoria da Uesb. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 28, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista. Os docentes foram reconduzidos e seguirão nos cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, para o quadriênio 2022/2026.

Na oportunidade, o reitor falou sobre o aprendizado que leva para o novo mandato, a partir da experiência adquirida e destacou, ainda, a importância pública e social da Universidade.  “O maior aprendizado que nós conseguimos construir do local onde a gente está é justamente a dimensão da força e da importância da Universidade. Periodicamente, a gente tem que reafirmar a necessidade de instituições públicas trabalharem radicalmente pelo fortalecimento da democracia e da cidadania”, defendeu.

O vice-reitor, professor Marcos Henrique Fernandes, lembrou que eles passaram metade da gestão trabalhando remotamente, devido à pandemia da Covid-19, mas que essa e outras dificuldades estão sendo enfrentadas. “Quando assumimos nossos cargos, vimos problemas como perda de autonomia, crise orçamentária, diminuição de servidores, mas, com muita determinação e com o apoio de todos aqueles que compõem nossa equipe, temos enfrentado todo cenário adverso”, contou.

Cerimônia empossa os professores Luiz Otávio e Marcos Henrique na Reitoria da Uesb, para o quadriênio 2022/2026

A cerimônia presidida pelo professor Alessandro Fernandes, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas), também contou com a presença de representantes da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos (Afus) e do Diretório Central de Estudantes (DCE). “Este é o período mais conturbado pelo qual a sociedade brasileira e o mundo passam. Nós estamos às vésperas da mais importante eleição presidencial, depois da redemocratização do país. É um momento de muita reflexão, e as Universidades tem obrigação de se posicionarem enquanto faróis para a sociedade”, ponderou o reitor da Uesc, ao advertir os reeleitos sobre os desafios que os aguardam.

Uesb 41 anos – Porta de entrada para a graduação de jovens e adultos da região Sudoeste da Bahia, cada vez mais a Uesb vem ganhando destaque entre instituições públicas de ensino superior do país. Dar continuidade a esse importante papel social segue nos planos da gestão, como pontua o vice-reitor. “Pretendemos avançar na questão da infraestrutura, fortalecer os nossos cursos de graduação, aumentar o quadro de servidores técnicos e analistas, lutar pela autonomia e orçamento universitário e, o principal de todos os desafios, a defesa pela manutenção da permanência estudantil, para que os estudantes não desistam e possam ficar na Universidade”.

“Nossa expectativa é de que a gente consiga dar continuidade aos caminhos que a Universidade vem trilhando nos últimos 40 anos. A Uesb tem uma trajetória extraordinária e a gente tem um trabalho acumulado que a gente quer continuar desenvolvendo, acompanhando o cenário externo e político, porque educação é política pública”, completou o reitor Luiz Otávio de Magalhães.

Além dos reeleitos e convidados, a solenidade de posse reuniu, ainda, autoridades dos poderes executivo, legislativo e representantes de Instituições de Ensino Superior. Membros da gestão, servidores, comunidade acadêmica e imprensa, igualmente prestigiaram a cerimônia.

Fonte: Ascom – UESB

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados