Cotidiano Destaque

ERVA-DE-PASSARINHO: Problema ambiental em Vitória da Conquista

A erva-de-passarinho (Struthantus flexicaulis) é uma planta que parasita outras árvores, sugando sua seiva, podendo levá-las à morte. Produz pequenos frutos com sementes, os quais, ingeridos pelos pássaros, são eliminadas com suas fezes sobre as árvores, iniciando então o seu parasitismo. Imagem: Flickr

Vitória da Conquista sofre com a falta de arborização há tempos. As gestões dos diversos prefeitos se passam e a questão ambiental no município continua sendo tratada sem a devida atenção. Quando algum avanço é alcançado em alguma área, a falta de continuidade dos serviços impede o desenvolvimento do processo de implementação de políticas ambientais como um todo.

Cães nas ruas, equinos atrapalhando o trânsito, esgoto que nunca para de jorrar em vias públicas, drenagem de águas pluviais precária, e, até mesmo o rio que nasce dentro do perímetro urbano não é cuidado. Agora, por último, salta aos olhos um novo problema que também não vem sendo tratado adequadamente. Uma planta conhecida como “erva-de-passarinho” toma contra da copa das árvores na cidade. Em diversas regiões do município a infestação é percebida facilmente, porque algumas árvores estão morrendo devido ao alto nível de infestação.

Na área verde próxima à Sede da Associação de Moradores do Bem Querer, há caso de árvore derrubada por ser inviável a retirada da “praga”. Na Praça da Juventude, que pertence à região de preservação do Poço Escuro, onde nasce o Rio Verruga, a infestação também ocorre. Na praça Vitor Brito os problemas são diversos. Os casos são inúmeros na cidade.

Espera-se, entretanto, que as autoridades se atentem ao problema e procurem viabilizar políticas públicas adequadas à realidade do município.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados