Próxima fase será a seleção dos médicos, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país.
O Programa Mais Médicos teve adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. Foram ofertadas 6 mil 252 vagas, destas, 6 mil 169 foram indicadas pelos municípios para preenchimento. Na próxima fase, em um novo edital, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade para os profissionais formados no Brasil.
Dos municípios contemplados, apenas 31 não renovaram a adesão ao programa, enquanto 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas. Com isso, 83 vagas ficaram sem preenchimento. As vagas remanescentes serão destinadas para novas regiões.
Poderão participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde. Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
Para atrair os profissionais brasileiros, os Ministérios da Saúde e da Educação firmaram uma parceria para incentivar os médicos formados pelo Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, que terão ajuda na quitação das parcelas restantes.
Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais.
Rede Nacional de Rádio
Roberta Lopes