Estudo indica que uso do equipamento diminuiu em até 47% a interação negativa de policiais com pessoas abordadas. Também houve redução de 14 para 6 policiais mortos em operação após o uso da tecnologia em São Paulo.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Rodoviária Federal apresentaram, nessa quinta-feira (25), o Projeto Estratégico Bodycams, para uso de câmeras corporais nos uniformes dos policiais.
A licitação para a compra dos equipamentos está prevista para abril de 2024. Câmeras de cinco fabricantes já foram testadas.
O objetivo é registrar todas as condutas das ações dos policiais, das pessoas abordados e das pessoas que estão próximas a ocorrência.
A expectativa é que as imagens possam ampliar e manter a segurança dos agentes e da sociedade.
A PRF também divulgou um estudo sobre o uso de câmeras corporais nos uniformes dos policiais.
Segundo dados apresentados, o equipamento diminuiu em até 47% a interação negativa de policiais com pessoas abordadas. Em São Paulo, houve uma redução de 14 para 6 policiais mortos em operação após o uso da tecnologia.
O projeto piloto na PRF deve servir de modelo para a implementação da tecnologia em outras áreas da segurança pública do governo federal.
Rede Nacional de Rádio