Política

Governo reserva R$ 1,5 bilhão para reajuste dos servidores em 2024

O valor foi anunciado em mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que trata de pautas salariais e não salariais da categoria.

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Em mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que trata de pautas salariais e não salariais de interesse dos servidores públicos, o governo federal apresentou o espaço orçamentário reservado no Projeto de Lei Orçamentária de 2024 para o reajuste salarial da categoria.

Segundo o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, José Lopez Feijó, foram reservados R$ 1,5 bilhão de reais para correção dos salários dos funcionários públicos.

O secretário antecipou que, se a arrecadação atingir patamar maior que o já estimado pelo governo neste segundo semestre, o reajuste poderá ser ainda maior no ano que vem.

Ainda vão ocorrer outras reuniões da Mesa de Negociação Permanente. Na próxima sexta, dia 1º de setembro, serão apresentadas as primeiras dez mesas setoriais, dentre elas a dos Técnicos Administrativos da Educação, dos policiais federais e dos policiais rodoviários federais.

A bancada sindical é composta por 20 representantes das entidades dos servidores e dos empregados públicos civis federais e das centrais sindicais. Já a bancada governamental é composta pelas nove pastas que compõem a Mesa.

A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi instituída em 2003 e sua atuação foi suspensa em 2016. Reaberto em fevereiro deste ano, o colegiado já promoveu o primeiro reajuste salarial dos servidores públicos no atual mandato, de 9%, após acordo entre servidores e governo fechado em julho.

 

Rede Nacional de Rádio

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados