Saúde

Oncologista explica relação do tabagismo com o câncer de pulmão

Apesar de representar somente 20% dos casos de câncer de pulmão, o tumor de pequenas células é mais agressivo e tem forte relação com o tabagismo, como explica o oncologista Abraão Dornellas

O câncer de pulmão é dividido em dois grandes grupos: o de pequenas células e o de não pequenas células. Apesar de representar somente 20 por cento dos casos de câncer de pulmão, o tumor de pequenas células é mais agressivo e tem forte relação com o tabagismo, como explica o oncologista Abraão Dornellas, do Instituto Vencer o Câncer.

 O câncer de pulmão de pequenas células não só está relacionado presença ou ausência do tabagismo, mas está relacionada a frequência do ato de fumar. Quanto mais cigarros uma pessoa fuma, maior é seu risco de desenvolver câncer de pulmão de pequenas células. O diagnóstico é feito com os exames de imagem e com a biópsia e na maioria das vezes esse diagnóstico é feito já em estágios mais avançados diante da agressividade da doença. Para o tratamento dividimos os pacientes em doença localizada e doença extensa e um regime de quimioterapia com radioterapia seguido de imunoterapia ou quimioterapia isolada seguida de imunoterapia de manutenção. 

O câncer de pulmão é o segundo mais incidente em todo o mundo, com cerca de 2 milhões de casos novos, e o principal causador é o tabagismo responsável por cerca de 85 por cento dos casos diagnosticados. 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados