Cotidiano Destaque

Obras estruturantes da Embasa acompanham desenvolvimento de Vitória da Conquista

Em 10 anos, Vitória da Conquista registrou um dos maiores crescimentos populacionais da Bahia e se consagrou pelo dinamismo econômico, qualidade de vida e serviços públicos, entre os quais o saneamento básico se destaca como um dos melhores do país. Esse crescimento está sendo acompanhado de perto pela Embasa que investe em obras estruturantes para garantir disponibilidade de água e viabilizar a ampliação do acesso seguro aos serviços de água e esgoto a mais pessoas no município.

No período 2013-2023, a população cresceu em 64 mil pessoas (21%), alçando Vitória da Conquista à 3ª maior cidade da Bahia, 15ª colocação na região Nordeste e a 68ª colocação no Brasil. Para dar conta desta nova realidade, anualmente, 20 bilhões de litros de água chegam a 144 mil domicílios (97,73%) por meio de 1.400 quilômetros de rede distribuidora (uma distância até a cidade de São Paulo) e 12,4 bilhões de litros de esgoto são coletados de 136 mil domicílios (82,93%) por uma rede de 800 quilômetros de extensão. Como resultado deste salto de desenvolvimento, Vitória da Conquista passou a integrar o seleto grupo dos municípios mais bem saneados do país, conforme Ranking do Saneamento, estando entre os melhores de todo Norte/Nordeste.

Para cumprir metas de atendimento do marco legal do saneamento básico e o Contrato de Programa assinado com o município em 2020, a Embasa segue apostando no desenvolvimento de Vitória da Conquista e está investindo R$ 280 milhões na ampliação da capacidade de produção e de distribuição do sistema integrado de abastecimento de água. Estão previstos ainda mais cerca de R$360 milhões para garantir 90% de cobertura em esgotamento sanitário nas sedes urbanas dos 11 distritos municipais e abastecimento de água em Cercadinho, Inhobim e Cabeceira da Jiboia.

Vitória da Conquista também é pioneira em esgotamento sanitário com o que existe de mais moderno na recuperação de tubulações pelo método não destrutivo em todo o interior da Bahia. Em três diferentes pontos da cidade estão sendo recuperados 2,4 quilômetros de interceptores de 700 milímetros de diâmetro utilizando tecnologia alemã por meio da qual a tubulação é reconstituída internamente sem necessidade de escavações, com agilidade e redução dos transtornos à mobilidade urbana.

“Desde 2013, quando foi entregue a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, Vitória da Conquista vem acumulando investimentos, como as adutoras do Catolé e Gaviãozinho, a ampliação do sistema de abastecimento de água e a construção da barragem do Catolé, obras estruturantes que garantem disponibilidade de água para abastecimento público durante a estiagem e viabilizam a ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto no município”, explica o gerente regional da Embasa Manoel Marques.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados