A imprensa divulgou e repercutiu mais um triste episódio que fez Vitória da Conquista retornar ao noticiário nacional
Na tarde desta quinta-feira, 19, um homem identificado como Natanael foi preso em flagrante após manter três mulheres como reféns em uma loja de celulares, localizada em uma galeria comercial na cidade de Vitória da Conquista, Bahia.
Diversas câmeras da região onde ocorreu a invasão da loja filmaram o sequestrador correndo, sem camisa e com uma arma em punho, assustando diversas pessoas. As primeiras impressões, por essas imagens, é de que se tratava de alguém com algum tipo de transtorno mental, tanto que foi divulgado, nos momentos iniciais, tratar-se de alguém que teria sofrido um surto psicótico. Natanael é morador do bairro Aparecida, já teve envolvimento com o tráfico de drogas e foi preso com um arsenal. Na ação em que se envolveu nesta quinta-feira, duas mulheres foram baleadas durante o incidente. Elas receberam atendimento imediato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), uma delas também teve o braço quebrado. Durante o sequestro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Civil Municipal estiveram envolvidas nas negociações.
No início da noite, proliferava-se na internet uma campanha para doação de sangue para as vítimas feridas no sequestro, que teve início por volta das 12h e só foi encerrado cerca de quatro horas depois, às 16h30, quando as vítimas foram libertadas. Enquanto esteve com as reféns, Natanael fez várias lives através de redes sociais, quando afirmava estar disposto a entregar-se, mas, para tanto, pedia que a sua irmã estivesse presente, assim como a imprensa, pois temia ser morto. Até mesmo um profissional da advocacia chegou a disponibilizar-se para acompanhar as negociações, com o objetivo de oferecer-lhe garantia de preservação da sua vida para que aceitasse se entregar à polícia.
Durante todo o período, o trânsito na Avenida Lauro de Freitas, onde estão localizados o terminal de ônibus urbano e a galeria onde funciona a loja de celulares, precisou ser interditado pela polícia militar e pelos agentes de trânsito para garantir a segurança da operação.
A Polícia Militar evacuou a galeria comercial para conduzir as negociações com o suspeito. E nas imediações da galeria, curiosos e muitos repórteres da imprensa local acompanhavam a ação policial.