O município de Vitória da Conquista continua em alerta laranja com previsão de chuvas intensas até esta quarta-feira (15), conforme aviso publicado, hoje (14), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas últimas horas, a quantidade de chuvas foi consideravelmente menor na cidade, segundo a Defesa Civil. Já na Zona Rural, houve precipitação, mas sem relatos de chuvas fortes.

Desde as primeiras horas desta terça-feira, as equipes do Comitê Gestor de Crise já realizavam os trabalhos de limpeza, desobstrução e avaliação das áreas afetadas pelas chuvas em diferentes pontos da cidade. No canal do Santa Cecília, uma das áreas críticas durante o período chuvoso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) está dando prioridade à desobstrução do canal e fará a limpeza da bacia. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) observou que a remoção de detritos e a desobstrução realizadas anteriormente pelo Governo Municipal favoreceram o escoamento da água e a redução do nível da bacia.

Além disso, a Prefeitura realiza a limpeza das bocas de lobo e retirada de terra das vias, nos bairros Cruzeiro, Brasil, Candeias e Zabelê. Também houve retirada de terra na rotatória da Unimec e máquinas foram deslocadas até a pista do Parque da Lagoa das Bateias para fazer a remoção de terra no local. No Panorama e Flamengo, a operação Cata-Bagulho retirou entulho e materiais inservíveis. Também nesta terça-feira, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou a remoção de galho caído na Escola Municipal Prof° Ernando dos Santos Paiva, no Jardim Valéria.

No Campinhos, 10 famílias tiveram as casas alagadas. Nove foram atendidas ontem (13), e uma deixou o imóvel. A outra foi atendida na manhã desta terça-feira. As demais não precisaram sair das casas. No bairro São Vicente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) atendeu mais uma família, que está desalojada. Ao todo, são duas famílias desalojadas no bairro e, no total do município, o número é quatro. No total, 45 famílias foram atingidas pelas fortes chuvas. As famílias serão encaminhadas para acesso a serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social, a exemplo do aluguel social.

Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), não houve ocorrências relacionadas à chuva nas últimas horas. O patrulhamento continua sendo realizado em diversas vias. Já na Zona Rural, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) continua atendendo as famílias atingidas, e os Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (Paacs/Subprefeituras) trabalham na desobstrução de estradas e canais, realizando também a manutenção emergencial das estradas que estão intransitáveis.