Liderança nos investimentos em esportes, a Bahia conta com mais dez milhões de reais em incentivos fiscais anunciados para o Fazatleta 2025, pelo governo da Bahia. Empresas que investirem em atletas e eventos esportivos poderão utilizar até oitenta porcento do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para impulsionar o esporte no estado. O secretário estadual do trabalho, emprego, renda e esporte, Augusto Vasconcelos, aponta o alcance da iniciativa.
(AUGUSTO VASCONCELLOS – SECRETRÁRIO DO ESPORTE) Vale ressaltar que vários atletas do Faz Atleta são medalhistas olímpicos, paralímpicos, campeões mundiais, campeões nacionais, resultado de uma política eficaz do nosso governo, que além do Faz Atleta tem o Bolsa Esporte, tem projetos de iniciação esportiva, apoio a programas sociais, investimentos em infraestrutura, apoio às federações, um conjunto de investimentos que faz do nosso Estado um dos que mais investem em esporte no Brasil. Acreditamos nessa política pública como instrumento de transformação de vidas. É assim inacreditável, né? Crianças, adolescentes que muitas vezes não tiveram qualquer apoio, quando chega um programa como esse, passam a ter o apoio e o desempenho esportivo aumenta significativamente, acoplado também com o desempenho escolar.
Além de aumentar o valor da isenção, o governador Jerônimo Rodrigues também anunciou a extensão dos apoios pelas empresas a projetos sociais voltados à prática esportiva.
(JERÔNIMO RODRIGUES – GOVERNADOR DA BAHIA) O esporte como uma ferramenta de inclusão, chegar nas comunidades que precisam de um fortalecimento. Nós já temos esporte por toda parte, que acaba indo para as comunidades, nós temos uma frente de esporte que tanto apoia o esporte profissional, quanto o esporte amador e esporte escolar, o esporte universitário, o esporte do nível médio e a Sudesb compreende que a gente não é o finalístico, a gente tem que fazer esse tipo de apoio com bolsas, com eventos, com equipamentos esportivos. Mas chegar nas comunidades mais carentes é fundamental.
Com o valor destinado para este ano, o programa chega a trinta e oito milhões de reais desde 2021. Até o primeiro trimestre deste ano, seiscentos e vinte e dois atletas e oitenta e oito eventos esportivos foram beneficiados pelo Fazatleta, com destaque para as modalidades de ciclismo, judô, natação e Triathlon. Um incentivo que muda a vida de quem pratica esporte na Bahia, como é o caso da ginasta Yasmin Sena.
(YASMIN SENA – GINASTA) Eu já participei de mundial, eu já fiquei em terceiro lugar na Copa Panamericana, quarto no Panamericano, já fui vice-campeã Panamericana em dupla, campeã Sul-Americana em dupla também, e terceiro lugar no Brasileiro e tricampeã Baiana. E assim, o Faz Atleta é extremamente importante. Para o apoio mesmo do atleta, a gente precisa disso, para poder sustentar a gente mesmo, é bem difícil as nossas rotinas, campeonatos internacionais, então é muito gasto, é muita coisa, então realmente esse evento está sendo extremamente importante para os atletas.
Reportagem: Milena Fahel