Brasil e Mundo Destaque

Governo define novos grupos prioritários para ingresso no Bolsa Família

Portaria publicada nesta quarta-feira (9) prevê a inclusão de mais três segmentos no rol dos grupos de famílias pré-habilitadas em condições de maior vulnerabilidade social.

José Cruz/Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ampliou a lista de famílias que têm prioridade para entrar no Bolsa Família. A partir de agora, passam a ter preferência no programa três novos grupos: famílias com pessoas em situação de rua, com alguém em risco social por violação de direitos, e aquelas identificadas pelo Ministério da Saúde em situação de risco para insegurança alimentar.

Esses grupos se somam aos que já tinham prioridade, como famílias com crianças em trabalho infantil, pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão, catadores de recicláveis, indígenas e quilombolas.

Segundo o MDS, a medida tem por objetivo reforçar a segurança alimentar e de renda das famílias mais vulneráveis, com apoio integrado de outras políticas públicas.

Para ter direito ao benefício, é preciso que os dados no Cadastro Único estejam atualizados e que a família se enquadre nos critérios do programa.

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país, e já ajudou milhões de famílias a saírem da fome. O valor do benefício considera o número de pessoas e a composição da família.

A nova regra já vale a partir da folha de pagamento de julho. Se você está em situação de vulnerabilidade, procure o CRAS mais próximo e atualize seu cadastro.

Saiba mais em gov.br/mds

 

Fonte: Agência Rádio Gov

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados