A Polícia Civil da Bahia, por meio do Serviço de Local de Crime, da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), prendeu em flagrante, neste sábado (20/09), um homem suspeito de praticar lesão corporal seguida de morte contra uma idosa de 71 anos, no bairro Jatobá, em Jaguaquara.
A vítima foi encontrada em estado crítico por uma equipe do SAMU, que foi acionada por populares. A mulher apresentava sinais de abandono, feridas infectadas, hipotensão e hiperglicemia, estando acamada em um ambiente insalubre e repleto de indícios de maus-tratos. Imediatamente, os profissionais de saúde comunicaram a situação à Polícia Civil, que deslocou uma equipe da Unidade de Polícia Judiciária até o local.
Durante as diligências, surgiram informações de que o companheiro da vítima, identificado como Cláudio José de Oliveira dos Santos, seria o responsável por manter a idosa em isolamento, impedindo o contato com familiares, praticando violência psicológica, patrimonial e sexual, além de apropriar-se do benefício previdenciário da vítima.
Segundo relatos de vizinhos e testemunhas, o suspeito apresentava comportamento agressivo, fazia ameaças frequentes e impunha um verdadeiro regime de dominação sobre a vítima, que acabou não resistindo ao quadro clínico e veio a óbito no hospital municipal, poucas horas após ser socorrida.
Diante dos elementos colhidos no local, a Autoridade Policial deu voz de prisão em flagrante ao agente e e representou pela prisão preventiva do suspeito pela prática do crime de lesão corporal seguida de morte (art. 129, §3º do CP), com incidência da Lei Maria da Penha e agravantes previstos na legislação penal.
As informações são da Polícia Civil de Jaguaquara