O jornalista e escritor Jeremias Macário de Oliveira lança no dia 31 de julho (quinta-feira), às 20:00h, na Livraria Nobel em Vitória da Conquista (Avenida Otávio Santos, 207, Recreio), seu novo livro “ Uma Conquista cassada: cerco e fuzil na cidade do frio”, publicado pela Assembleia Legislativa da Bahia. Dividido em seis blocos, o livro reconstitui os primeiros anos do regime militar brasileiro em Vitória da Conquista, com a destituição do prefeito eleito, Pedral Sampaio. Permite à coexistência de fatos e interpretação, relato e opinião, análise e síntese.
O livro demandou cinco anos de estudos, pesquisas e entrevistas, com fatos inusitados para o leitor, como a presença de militantes do PCdoB, como o atual jurista Ruy Medeiros, o agricultor Manoel Novais e o ex deputado comunista mineiro Sérgio Miranda, membros do comitê regional em Vitória da Conquista, que tentavam organizar a resistência, através da construção uma área de preparação de luta guerrilheira na região.
O deputado Fabrício Falcão disse que a publicação do livro “dará um significativo passo para o resgate da memória de Vitória da Conquista, de maneira a jogar luz sobre fatos ainda obscuros e ajudar a recontar a história da ditadura militar, revelando os bastidores da resistência, permitindo a reflexão crítica sobre um tempo que precisa ser lembrado e abordado sob a ótica da atualidade, de liberdade democrática.”
Fonte: Elvio Magalhães