As peças eram um pouco diferentes, com algumas caras novas, mas a receita foi a mesma: Neymar ‘endiabrado’ no ataque e uma consistente defesa. O resultado, claro, também acabou sendo muito diferente: vitória fácil por 4 a 0 diante da Turquia. Neymar, duas vezes, William e Kaya, contra, marcaram os gols da goleada brasileira. Com direito a aplausos após o apito final.
Sem os jogadores que atuam no Brasil, Dunga mandou a campo uma seleção com três novidades: Diego Alves no gol, Fernandinho no meio de campo e o estreante Luiz Adriano no comando de ataque. As trocas, porém, não pareceram abalar o entrosamento da equipe. Pelo contrário.
Aos 19 minutos, Fernandinho mostrou que sabia aproveitar muito bem a nova chance que teria. O volante acertou um lançamento sensacional e deixou Neymar na cara do gol. O astro brasileiro também deu um show no domínio de bola e esperou a saída do goleiro Demirel para dar um toquinho no canto e abrir o placar.
O gol deixou a defesa turca desesperada e abriu o caminho para a goleada. Aos 24, Danilo recebeu na lateral direita e fez o cruzamento na área. A bola iria perfeita para Luiz Adriano marcar, mas Kaya apareceu no meio do caminho. O problema é que o zagueiro turco fez feio na tentativa de salvar o lance, matou o goleiro Demirel e acabou empurrando a bola para a rede.
A Turquia tentou ir para cima, mas parava ou na defesa brasileira ou nas mãos de Diego Alves. Atrás, se complicava toda vez que era exigida. Assim, o terceiro gol acabou saindo ainda na primeira etapa. Aos 43, Neymar partiu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e rolou para Willian. O meia chegou batendo de primeira, no cantinho do goleiro, para estufar a rede.
Neymar e Willian, aliás, eram os melhores do jogo. A defesa turca não os achava em campo. E a parceria acabou resultando no quarto gol. Aos 14 minutos da etapa final, o atacante tabelou com o meia, invadiu a área pela esquerda e tocou na saída do goleiro Babacan, que entrou no intervalo.
Com a goleada definida, foi hora de diminuir um pouco o ritmo e dar chances aos reservas. Melhor para Douglas Costa, Roberto Firmino e Fred, que tiveram a chance de entrar em campo pela primeira vez com a camisa amarela. Nada, porém, que alterasse os números do placar mais uma vez.
A vitória foi a quinta de Dunga em cinco jogos no comando na seleção brasileira. O comandante segue invicto e com a defesa invicta. Afinal de contas, o Brasil ainda não tomou nenhum gol sob o novo comando.
A seleção agora deixa Istanbul e vai para Viena. O próximo compromisso é na próxima terça-feira, diante da Áustria.
FICHA TÉCNICA:
TURQUIA 0 X 4 BRASIL
Local: Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul (Turquia)
Data: 12 de novembro de 2014, quarta-feira
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Rayshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Abdukhamidullo Rasulov e Jakohngi Saidov (ambos do Uzbequistão)
Cartão amarelo: Erkin (Turquia)
Gols: BRASIL: Neymar, aos 19, Kaya (contra), aos 23, e Willian, aos 43 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 14 minutos do segundo tempo
TURQUIA: Demirel (Babacan); Koybasi, Irtegun e Kaya; Hamit Altintop (Inan), Tufan, Kisa (Erkin), Turan e Topal (Çamdal); Erdinç (Sem) e Bulut (Potuk)
Técnico: Faith Terim
BRASIL: Diego Alves; Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fred), Fernandinho (Casemiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Willian (Douglas Costa), Luiz Adriano (Roberto Firmino) e Neymar
Técnico: Dunga