O programa Bate Bola Nacional desta terça-feira (7) discutiu o possível retorno do mata-mata no Campeonato Brasileiro e de torneios regionais como o Rio-São Paulo e o Sul-Minas. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, conversou com o repórter Maurício Costa e os comentaristas da Nacional do Rio de Janeiro sobre esses assuntos e sobre a reunião na CBF marcada para esta quarta-feira (8) com outros dirigentes.
“Não estamos participando do debate de recompor campeonatos regionais como Sul-Minas nem tampouco estamos imaginando que o Campeonato Gaúcho possa ser admnistrado por uma liga. O que nós temos muito nítido é que os campeonatos regionais poderiam ser diminuídos, ou seja, não precisaria ter tantos clubes como temos hoje. No Rio Grande do Sul, o estadual tem 16 clubes e já vai diminuir para 14, mas nós achamos que poderíamos ter dez clubes e criar uma comissão para fazer um calendário maior com jogos no meio de semana e final de semana”, disse Bolzan.
O dirigente acredita numa fórmula híbrida para o Campeonato Brasileiro que comtemple mata-mata e pontos corridos. “Eu defendo uma forma de pontos corridos em que o campeão tenha situação de privilégio e defendo playoff na final com quatro clubes. Não é um mata-mata nos moldes antigos. Vou levar essa sugestão para a CBF para relizar um campeonato que priorize e incentive a participação da torcida, mais emoção numa final, mas também premie índices de aproveitamento técnicos”, explicou o presidente.