O consumo de mel só é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, a partir do primeiro ano de vida. O principal motivo é o risco de o produto estar contaminado com esporos de uma bactéria que provoca botulismo, doença que atinge os nervos e músculos. Nas crianças, alguns dos sinais do botulismo são dificuldade para controlar a cabeça, abalos musculares, pálpebras caídas, baba excessiva e choro fraco. O problema é que até os 12 meses, o sistema imunológico do bebê ainda não está desenvolvido para combatera doença bacteriana. Uma pesquisa da Universidade Estadual de São Paulo, a Unesp, apontou a presença da bactéria do botulismoem sete por cento de 100 amostras comercializadas em seis estados. O consumo de mel também não é indicado antes do primeiro ano de vida porque deixa os alimentos adocicados. A criança pode deixar de seguir uma dieta equilibrada porque se acostumou com o sabor mais doce.
-
Compartilhe
Crianças só devem comer mel após completar um ano
Pode ser do seu interesse
Tecnologia para produção será adquirida de farmacêutica indiana
© Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o primeiro lote de insulinas produzidas por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que faz parte da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O país voltará a fabricar o medicamento 100% nacional, por meio de transferência da tecnologia da farmacêutica indiana...
BAHIA: Mobilização pretende vacinar 6,3 milhões de pessoas contra a gripe no estado
A vacina contra o vírus Influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e será oferecida para os grupos prioritários durante todo ano
A influenza continua predominando em grande parte dos estados brasileiros. O alerta é do Ministério da Saúde. Por isso, as Unidades de Saúde dos municípios baianos estão mobilizadas para reforçar a vacinação contra a gripe. No estado, 6,3 milhões pessoas fazem parte do público prioritário.
A partir de agora, a vacina contra o vírus...
Governo anuncia ação conjunta para reduzir fila por cirurgias no SUS no próximo sábado (5)
O governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS. Estão previstos mais de 7 mil atendimentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante entrevista na Bahia, nesta quarta-feira (2), que o governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS.
A iniciativa, chamada “Agora Tem...
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
© Antonio Cruz/Agência Brasil
O governo federal anunciou nesta terça-feira (24) mecanismo para que hospitais privados e filantrópicos possam abater dívidas tributárias com a União em troca de atendimento especializado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Unidades de saúde privadas que não possuírem débitos também poderão participar, obtendo créditos tributários que poderão descontar em impostos.
A...