Adiamento se deve ao atraso no fornecimento dos materiais que serão utilizados na campanha
A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que será adiada a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase (verminoses), cujo início estava previsto para o dia 22 de agosto. O motivo do adiamento é o atraso, por parte do Ministério da Saúde, no fornecimento dos materiais a serem utilizados durante a campanha – as fichas de autoimagem, que deverão ser preenchidas pelos pais informando as manchas que a criança possui e os comprimidos de Albendazol (medicamento que trata de 80% das verminoses) que serão ingeridos por estudantes da Rede Municipal, sob supervisão das equipes de saúde.
No entanto, a realização da campanha está mantida e será retomada assim que os materiais forem enviados ao município pelo Ministério da Saúde.
A entrega das fichas aos alunos, para que seus pais as preencham, e a ministração dos comprimidos serão feitas durante visitas das equipes de saúde às escolas municipais. Assim que receberem as fichas de volta, os profissionais de saúde farão uma triagem nos resultados. As crianças que tiverem manchas sugestivas de hanseníase serão encaminhadas para diagnóstico e tratamento no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária. Em casos de diagnóstico positivo, o trabalho será estendido aos adultos que convivem com o estudante.