O aplicativo Youversion, que oferece o texto bíblico em cerca de mil línguas e dialetos, já foi baixado mais de 250 milhões de vezes. Ele é, de longe, o mais popular do mundo para a leitura da Bíblia no celular ou no tablet.
Anualmente, o Youversion divulga quais foram os versículos mais lidos, compartilhados e marcados como “favorito”. O levantamento de 2016 mostra os textos prediletos de 88 países.
A primeira vez que foi divulgado a pesquisa, em 2014, o versículo mais lido no Brasil foi Filipenses 4:8. No ano seguinte, o mais popular foi Romanos 12:2. Em 2016, uma mudança do Novo para o Antigo Testamento, com Jeremias 29:11 ocupando o primeiro lugar.
O texto diz “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Essa palavra parece, de muitas maneiras, revelar uma busca de consolo diante das instabilidades vividas no país no ano que findou.
Aplicativo é “termômetro”
Embora não seja exaustiva, pois considera somente os usuários do YouVersion, a pesquisa serve como um indicador de como as pessoas lidam com leituras devocionais.
Por exemplo, o verso bíblico preferido de 2016 – em escala mundial – foi Romanos 8:28. Mas só ocupou a primeira posição em nove dentre os 88 países cujos dados foram revelados.
Para o ministério que desenvolveu o YouVersion, em 2008, desde seu lançamento o popular aplicativo vem atraindo a cada ano mais usuários e o tempo de uso de cada pessoa. Foram mais de 10 bilhões de capítulos lidos. Além disso, com todas as opções disponíveis, 7 em cada 10 habitantes do mundo podem ter acesso à Bíblia em sua própria língua no celular ou tablet.
De certa forma, o estudo do uso do Youversion também serve como um “termômetro” para missões. O destaque de 2016 foi para o Nepal, onde existe uma onda de perseguição. Por lá, quem carrega uma Bíblia pode ser preso, portanto o aplicativo parece uma excelente alternativa.
A “explosão” recente no número de usuários nepaleses confirma os relatos de que há um avivamento sem precedentes em curso naquela nação. Com informações de Christianity Today