No próximo dia 30 de agosto será celebrado o Dia Nacional da Conscientização da Esclerose Múltipla. A doença é caracterizada por uma reação inflamatória na qual as bainhas de mielina são agredidas pelo sistema imunológico, o que compromete a função do sistema nervoso. A EUROIMMUN, líder em diagnótico laboratorial, listou alguns sintomas que, se observados, o paciente precisará procurar um médico que solicitará exames para diferenciação da doença. Veja alguns:
-
Visão Turva
-
Alterações no controle de urina
-
Fraqueza
-
Entorpecimento ou formigamento nas pernas ou de um lado do corpo
-
Visão dupla ou perda visual prolongada
-
Desequilíbrio
-
Tremor
-
Descontrole dos esfíncteres
A doença pode manifestar-se através de qualquer sintoma neurológico, e frequentemente evolui com a perda de capacidades físicas e cognitivas. Por isso para a Academia Brasileira de Neurologia, em seu artigo Diagnóstico e Tratamento da Esclerose Múltipla, o diagnóstico diferencial como conduta clínica é mais importante, e deve preceder a confirmação da doença. Outras doenças estão relacionadas à esclerose, por isso apenas um exame conseguirá fazer a diferenciação. São elas: doenças desmielinizantes, neuromielite óptica, síndromes paraneoplásicas, vasculites sistêmicas, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Sjöegren, síndrome do anticorpo anticardiolipina, doença vascular cerebral, síndromes infecciosas como sífilis meningovascular, doenças degenerativas entre outras.
A EUROIMMUN oferece um extenso portfólio de testes que ajudam nessa diferenciação em sua linha de produtos para Neurologia e Reumatologia. “Nossos perfis incluem anti-aquaporina, ANNA, Anti-Hu, HEp-2, SS-A, SS-B e outros marcadores específicos para as doenças mencionadas. Contem com a qualidade e os serviços da EUROIMMUN para o diagnóstico preciso e eficaz”, disse Gustavo Janaudis, CEO da filial brasileira da EUROIMMUN.
Fonte: Callegaro D. Diagnóstico e Tratamento da Esclerose Múltipla. Academia Brasileira de Neurologia. Projeto Diretrizes.